metropoles.com

Senador quer derrubar decreto de Lula que restringe acesso a armas

Senador bolsonarista protocolou um projeto para derrubar decreto de Lula que derrubou flexibilização de armas promovida por Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Waldemir Barreto/Agência Senado
Luis Carlos Heinze, autor do pedido de CPMI. Ele é bolsonarista - Metrópoles
1 de 1 Luis Carlos Heinze, autor do pedido de CPMI. Ele é bolsonarista - Metrópoles - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Luis Carlos Heinze (PP) protocolou um projeto para derrubar o decreto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre armamento.

O projeto de decreto legislativo (PDL) argumenta que o decreto do novo presidente limita o direito fundamental de defesa da vida e traz impactos negativos à economia e à prática esportiva.

“O decreto de Lula possui uma série de inconsistências legais e fere vários artigos da Constituição. A decisão também restringe o acesso ao esporte e ignora o Estatuto do Desarmamento ao atribuir competência que são do Exército à Polícia Federal”, ressalta Heinze.

O político, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), citou um referendo de 2005 em que 63% da população da população votor a favor do comércio de armas.

“A proibição da venda de armamentos, munições e insumos para recarga vai inviabilizar milhares de empresas com impacto direto na geração de empregos. A decisão do governo petista também prejudica, de forma acentuada, atletas que buscam vagas para as próximas Olimpíadas. De acordo com a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, o universo federado nessa modalidade gira em torno de 900 atletas”, diz.

3 imagens
Senador Luis Carlos Heinze (PP-RS)
Próximo de Bolsonaro, ele foi projetado nacionalmente por defesa de Bolsonaro na CPI
1 de 3

Senador Luis Carlos Heinze

Pedro França/Agência Senado
2 de 3

Senador Luis Carlos Heinze (PP-RS)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Próximo de Bolsonaro, ele foi projetado nacionalmente por defesa de Bolsonaro na CPI

Jefferson Rudy/Agência Senado

Heinze ainda cobrou uma fiscalização mais forte para evitar o contrabando de armas. Segundo ele, verdadeiros arsenais estão nas mãos de quadrilhas que não respeitam normas e impõem medo e insegurança à população.

“Com o decreto inconstitucional, Lula retira as armas, mas não oferece uma única solução para proteger o cidadão. Enquanto isso, o crime organizado, que não se submete a nenhuma norma, continua atuando livremente em nossas fronteiras com armamento pesado. Essa sim, deveria ser a prioridade, não desarmar o cidadão de bem, órfão de qualquer segurança.”

Veja o pedido na íntegra:

Heinze by Júlia Portela on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?