metropoles.com

Senador que acompanhou eleição na Venezuela: “Não houve transparência”

Senador Chico Rodrigues (PSB-RR), presidente da frente Brasil-Venezuela, disse que as eleições estão “sob suspeição”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto colorida do senador Chico Rodrigues (PSB-RR) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do senador Chico Rodrigues (PSB-RR) - Metrópoles - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR), presidente da Frente Brasil-Venezuela, afirmou, na terça-feira (30/7), que as eleições na Venezuela não tiveram transparência e que o pleito está sob suspeição. O parlamentar esteve em Caracas, capital venezuelana, para acompanhar o pleito do último domingo (28/7).

“Não houve uma transparência que pudesse legitimar o processo. Portanto, as eleições estão sob suspeição”, disse o senador à Rádio Senado.

Chico Rodrigues foi o único parlamentar brasileiro autorizado para acompanhar as eleições venezuelanas como observador internacional.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, órgão máximo na esfera eleitoral, anunciou a vitória de Nicolás Maduro. No entanto, a questão gerou preocupação internacional em decorrência da falta de divulgação das atas eleitorais, utilizadas para calcular o resultado.

“Não houve absolutamente nenhuma explicação [do governo venezuelano]. Nós, como observadores, achamos muito estranho porque a proclamação do resultado e a imediata posse do presidente chamou muita atenção. Por que tanta pressa? Por que essa pressa toda? Se na verdade os boletins de urna ainda não tinham sido divulgados”, destacou o senador.

Preocupação

Chico Rodrigues viajou a Caracas a convite do partido de Maduro, o PSVU. O senador, inclusive, reforçou que as relações entre Brasil e Venezuela são importantes, mas a situação eleitoral causa preocupação.

Nicolás Maduro informou, nesta quarta-feira (31/7), que pediu à Suprema Corte da Venezuela que realize uma auditoria na eleição presidencial. “Compare todas as evidências e certifique-se fazendo uma perícia do mais alto nível técnico dos resultados eleitorais das eleições de 28 de julho, que sejam os tribunais da República.”

Desde o anúncio da vitória de Maduro, milhares de venezuelanos têm tomado as ruas do país para protestar contra o resultado do pleito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?