metropoles.com

Senador pede ao STF inclusão de Lula no inquérito das fake news após ataques a Moro

Rogério Marinho ingressou com queixa-crime no Supremo sob alegações de que o presidente usou o cargo para espalhar informação falsa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de Rogério Marinho
1 de 1 Imagem colorida de Rogério Marinho - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O senador Rogério Marinho (PL-RN) ingressou com notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em razão das declarações públicas realizadas, nesta quinta-feira (23/3), sobre o senador Sérgio Moro (União-PR). O pedido ocorre no âmbito do inquérito das fake news.

A representação tem como base a declaração de Lula sobre o plano articulado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) para sequestrar o senador Sérgio Moro (União-PR) e impedido por ação da Polícia Federal. O presidente afirmou desconfiar de uma ‘armação’.

“Quero ser cauteloso. Vou descobrir o que aconteceu. É visível que é uma armação do Moro. Eu vou pesquisar e saber o ‘porquê’ da sentença. Até porque fiquei sabendo que a juíza (Gabriela Hardt, da 9.ª Vara Federal de Curitiba) não estava nem em atividade quando deu o parecer para ele”, disse Lula.

“Eu não vou ficar atacando ninguém sem ter provas. Eu acho que é mais uma armação e, se for mais uma armação, ele (Moro) vai ficar mais desmascarado ainda. Não sei mais o que ele vai fazer da vida se continuar mentindo como está mentindo. Mas o Moro não é minha preocupação”, acrescentou o presidente.

Argumentação

Marinho argumentou na queixa-crime que, ao se manifestar dessa maneira, Lula, “além de minimizar gravíssima ameaça à vida de autoridades e de seus familiares, lançam injustificáveis suspeitas de crimes sobre as instituições de Estado responsáveis”, como o Ministério da Justiça, o Ministério Público de São Paulo e a Polícia Federal.

Disse ainda que a conduta do presidente é “reprovável”, pois usou de seu cargo para propagar notícias falsas.

Assim, pediu que Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, aceite a notícia-crime no âmbito do INQ 4.781 e instaure investigação sobre as condutas do presidente Lula.

Manifestação de Moro

Pelas declarações, Sérgio Moro subiu o tom contra o presidente Lula. O ex-juiz cobrou explicações do mandatário após declarações do presidente sobre operação da Polícia Federal para desbaratar plano para assassiná-lo.

“Senhor presidente Lula, o senhor que dá risada da ameaça a um senador e a sua família pelo crime organizado, eu lhe pergunto, o senhor não tem decência?”, questionou no Twitter.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?