Senador do PTB é investigado em inquérito sobre desvios de emendas
O senador bolsonarista Roberto Rocha (PTB-MA) é investigado pelo STF por participação em esquema de extorsão de prefeituras
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Roberto Rocha (PTB-MA) é um dos políticos investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em inquérito sobre desvios de emendas parlamentares no Maranhão.
Operações da PF já foram feitas no âmbito desse inquérito, a última em março deste ano, quando foram visitados endereços de três deputados do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro: Josimar Maranhãozinho (PL-MA); Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE).
A investigação é relatada no Supremo pelo ministro Ricardo Lewandowski e corre sob sigilo. Foi a Folha de S. Paulo que primeiro revelou que o senador Roberto Rocha, que é da base bolsonarista, também está entre os investigados.
Como corregedor do Senado, o parlamentar tem a missão de “manter o decoro, a ordem e a disciplina na Casa” além de “realizar sindicâncias sobre denúncias de ilegalidades envolvendo senadores”, segundo o regimento interno.
Ao incluir o senador no inquérito, Lewandowski acatou pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Rocha disse à Folha que desconhece a investigação e que não foi procurado pela polícia “decerto por ela ter concluído pelo seu não envolvimento”.
As investigações apuram se os políticos citados operavam um sistema de extorsão de prefeituras beneficiadas com recursos federais.
Outro lado
Após a publicação desta reportagem, o senador Roberto Rocha publicou uma nota. Veja a íntegra:
Fui surpreendido com a inclusão do meu nome em inquérito sobre desvio de emendas parlamentares, segundo matéria publicada neste domingo, 17 de abril, no Jornal Folha de São Paulo. Afirmo que os atos apurados não dizem respeito à minha atuação parlamentar.
Trata-se de ilações a partir de anotações feitas à mão, à margem de planilhas onde consta simplesmente o sobrenome Rocha. Por conta disso alguém afirmou acreditar serem dívidas entre duas pessoas “com a possível participação do senador Roberto Rocha”.
Nada mais vago e impreciso que tal afirmação, sem qualquer fundamento em fatos.
Informo ainda que não tive jamais conhecimento oficialmente sobre o fato, tampouco fui procurado para qualquer esclarecimento. Se apurassem minuciosamente veriam que não tenho rigorosamente nenhum envolvimento com o fato investigado.
Aguardo sereno que o desfecho das apurações constate o que todo o Maranhão sabe sobre a retidão da minha vida como político e cidadão.