Senador denuncia deputado que chamou Nordeste de “lugar sujo”
Humberto Costa pede investigação contra Maurício Marcon por xenofobia. Deputado criticou o Nordeste pela alta votação em Lula na eleição
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Humberto Costa (PT-PE) entrou com ação na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão contra o deputado Maurício Marcon (Podemos- RS) por xenofobia e racismo. Numa live feita com sua esposa, o gaúcho chamou o Nordeste de “lugar sujo”, associando a pobreza e a suposta “falta de educação” da região com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência.
Humberto afirma que o discurso de Marcon é uma “flagrante violação ao decoro parlamentar” e defende sua apuração em “instância própria”, ou seja, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. O senador ainda aponta que a atitude do congressista pode, em tese, configurar crime de racismo, “uma vez que a prática ou a incitação à discriminação por procedência nacional é um ilícito penal”.
“Entramos com essa representação no MP para que ele seja responsabilizado por xenofobia, precisamos dar um basta nesse tipo de manifestação. A expectativa é que o MP abra processo e que, ao fim, ele possa a vser condenado”, diz Humberto Costa ao Metrópoles.
Sobre o Conselho de Ética, o senador afirmou que deve esperar que o Ministério Público se manifestar. “Havendo manifestação positivca, a gente pode entrar com uma fundamentação no conselho de ética”, disse.
O caso que resultou na denúncia de xenofobia
Maurício Marcon usou seu perfil no Instagram para afirmar que a população nordestina cobra menos dos políticos e os classificou como descompromissados com o tema, sem apresentar qualquer dado que corrobore o argumento. O parlamentar também afirma que os eleitores do Sul e Sudeste se importam demais com política. Além disso, ele citou a alta votação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Bahia, onde o petista teve mais de 72% dos votos válidos no segundo turno, para criticar o estado.
Maurício Marcon (Podemos-RS) dando uma aula de xenofobia é o viral do dia. pic.twitter.com/s7nCK6y28S
— GugaNoblat (@GugaNoblat) February 8, 2023
“A gente [ele e a esposa] teve lá na Bahia. Assim, é um Haiti. Não tem explicação. É uma pobreza, tudo pichado, sujo. E era uma área turística. A gente fica imaginando onde não é [turístico]. Então a vida é muito diferente”, disse Maurício Marcon na live, ao lado da companheira.
Humberto Costa ainda cida dados da Safernet, associação civil de direito privado, para alertar sobre a crescente nos casos de discurso de ódio. Relatório do grupo aponta que, durante o ano de 2022, ano eleitoral, o discurso de ódio cresceu 67,7% na internet brasileira. A discriminação contra nordestinos liderou o ranking, com um aumento de 874%.