metropoles.com

Senado trava envio de indicados ao STJ por suspeita de favorecimento

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou o nome de três indicados para as vagas de ministros do STJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
plenário Senado Federal - Metrópoles
1 de 1 plenário Senado Federal - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), suspendeu o envio à Presidência da República dos aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa para assumir vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A medida ocorreu após suspeita de favorecimento à advogada Daniela Teixeira, indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi divulgada pelo O Globo e confirmada pelo Metrópoles.

O nome de Daniela Teixeira e dos desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos foram aprovados pela CCJ e pelo plenário do Senado no fim de outubro.

Apesar de os três nomes terem sido aprovados na mesma sessão, a Mesa Diretora da Casa Alta enviou à Presidência da República apenas o nome da advogada. A Advocacia do Senado vai investigar se houve alguma irregularidade.

Caso Daniela Teixeira seja nomeada primeiro, ela poderá ser favorecida pelo critério da antiguidade no STJ, o que poderia beneficiá-la no momento de ocupar uma vaga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou na escolha das turmas que vai compor na Corte.

A decisão de suspender o envio do nome de Daniela Teixeira ao presidente Lula não anula a votação que aprovou a indicação dela para o STJ.

Os nomes aprovados pelo Senado vão ocupar as vagas deixadas pelos ministros Felix Fischer, Jorge Mussi e Paulo de Tarso Sanseverino, que morreu em abril deste ano.

A assessoria da advogada afirmou ao Metrópoles que não irá comentar o caso neste momento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?