metropoles.com

Senado aprova reajuste salarial para policiais e bombeiros do DF

Reajuste de 18% será pago aos bombeiros e policiais militares e civis em duas parcelas, e foi proposto em PL enviado pelo governo federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida do RPoM reajuste
1 de 1 Imagem colorida do RPoM reajuste - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (1º/11), o projeto de lei (PL) que reajusta em 18% os salários de bombeiros e policiais militares e civis do Distrito Federal.

O texto será submetido à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O reajuste foi proposto no projeto de lei enviado ao Congresso Nacional pelo chefe do Executivo.

De acordo com o texto, o reajuste será feito em duas parcelas: a primeira foi de 9%, paga em julho deste ano e viabilizada por meio de medida provisória (MP) editada pelo governo. O pagamento representa impacto de R$ 327,2 milhões até o fim do ano.

Segunda parcela do reajuste

A segunda parcela será paga em janeiro de 2024, e terá custo de R$ 685 milhões aos cofres públicos até o fim do ano que vem.

O texto também prevê a criação de uma indenização aos bombeiros e policiais civis e militares por desgastes orgânicos e mentais pelas atividades exercidas.

Além disso, a proposta autoriza reajuste para quadros em extinção de policiais e bombeiros militares do Amapá, de Rondônia e de Roraima.

Mobilização pelo reajuste no DF

Apesar de beneficiar servidores do DF, o reajuste precisou ser aprovado pelo Congresso porque será custeado com o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).

A aprovação do texto contou com grande mobilização da bancada do DF, formada pelos senadores Izalci Lucas (PSDB), Leila Barros (PSD) e Damares Alves (Republicanos).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?