metropoles.com

Senado pede que STF determine devolução do celular de Marcos do Val

O celular do senador foi entregue à Polícia Federal após alegações do senador de que teria sido coagido a participar de um golpe de Estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O senador capixaba Marcos do Val em detalhe, olhando celular para o lado, em aniversário na Academia da Polícia Militar - Metrópoles
1 de 1 O senador capixaba Marcos do Val em detalhe, olhando celular para o lado, em aniversário na Academia da Polícia Militar - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Senado Federal, por meio de sua advocacia, pediu que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determine a devolução do celular do senador Marcos do Val (Podemos-ES). O parlamentar prestou depoimento à Polícia Federal em 2 de fevereiro, na condição de testemunha, após fazer declarações sobre suposta coação do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) em um plano para grampear Moraes e articular um golpe de Estado.

No pedido, a Advocacia do Senado pede a restituição do “aparelho contendo chip de propriedade do Senado Federal e de uso para comunicação parlamentar”. A alegação principal é que do Val “não aderiu ou apoiou atos ilegais e que está disposto a colaborar com os esclarecimentos dos fatos relacionados à tentativa de golpe de Estado”.

O Senado ainda complementa: “A fim de assegurar o cumprimento da missão constitucional do Senado da República, o art. 48, inciso II, do Regimento Interno do Senado Federal impõe ao presidente do Senado Federal o dever de ‘velar pelo respeito às prerrogativas do Senado e às imunidades dos Senadores’”, diz o documento.

Pedido da PF

Na última sexta-feira (3/2), o delegado da PF Raphael Soares Astini também havia pedido autorização para devolver o aparelho do senador e de outros investigados no Inquérito nº 4.923. Astini alegou que os dados do aparelho foram extraídos pelo Instituto Nacional de Criminalística.

O governador afastado do DF, Ibaneis Rocha (MDB), Marcos do Val e Valdemar da Costa Neto apresentaram os celulares espontaneamente, no âmbito da investigação sobre os atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília.

Além do trio, o ex-secretário executivo de Segurança Pública do Distrito Federal Fernando de Sousa Oliveira e a coordenadora de Operações Policiais do DF, Marília Ferreira de Alencar, entregaram os celulares à PF e tiveram pedido de devolução deferido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?