metropoles.com

Senado libera IPVA zero para motos de até 170 cilindradas

Projeto de resolução do Senado serve como sinalização para os estados e o Distrito Federal, mas não impõe regra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
imagem colorida do plenário do Senado - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida do plenário do Senado - Metrópoles - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Senado aprovou nesta quarta-feira (6/7) o projeto de resolução que permite zerar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motos de até 170 cilindradas.

A proposta não é impositiva, mas serve como uma sinalização para estados e para o Distrito Federal.

Por ser um projeto de resolução do Senado, ele não precisa passar pela Câmara dos Deputados e nem ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto agora segue direto para a promulgação.

“Uma vez aprovado pelo Senado, caberá aí sim aos estados e ao Distrito Federal a alíquota, que terá como piso a alíquota zero dos termos pré-fixados”, afirmou o autor da proposta, senador Chico Rodrigues (União Brasil-RR).

2 imagens
1 de 2

Segundo o texto, a Secretaria de Economia (Sees) deveria conceder remissão, anistia e isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além da redução de alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para os trabalhadores contemplados. No entanto, a lei ainda não foi regulamentada

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 2

Felipe Menezes/Metrópoles

A proposta inicial contemplava apenas motos de até 150 cilindradas. No entanto, o relator do projeto, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), acatou duas emendas que estenderam a alíquota de 0% para motos de até 170 cilindradas.

Chico Rodrigues argumentou que o projeto beneficiaria pessoas de baixa renda, das classes D e E. Segundo o texto, esses grupos correspondem a 48% dos compradores de motocicletas. Além disso, 80% dos veículos de duas rodas emplacados entre 2015 e 2020 foram motos de até 170 cilindradas.

Apesar de votos favoráveis, alguns senadores criticaram a proposta. O principal argumento foi de que o projeto teria pouco resultado concreto, uma vez que continua a ser tarefa de cada estado definir a alíquota.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?