metropoles.com

Senado cria grupo de trabalho para apurar denúncias no Inep

O grupo será composto por quatro senadores titulares e quatro suplentes, sob a coordenação de Izalci Lucas (PSDB-DF)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geraldo Magela/Agência Senado
Comissão Educação Senado
1 de 1 Comissão Educação Senado - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (18/11), a criação de um grupo de trabalho para apurar e esclarecer denúncias contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A iniciativa será composta por quatro senadores titulares e quatro suplentes, sob a coordenação de Izalci Lucas (PSDB-DF), que vai escolher os demais integrantes.

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está previsto para ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro, mais de 30 servidores pediram demissão, sob alegação de assédio moral por parte do presidente do Inep, Danilo Dupas, e ingerência política nas provas.

O presidente da comissão, senador Marcelo Castro (MDB-PI), destacou os parlamentares atuar com o grupo criado na Comissão de Educação da Câmara para apurar as denúncias que colocam em suspeição o processo de realização do Enem e de outros exames, como o Enade.

“O Inep está no quinto presidente somente neste governo. Essa crise agravou a insatisfação dos servidores, fazendo com que 37 pessoas pedissem exoneração dos seus cargos. Algo está ocorrendo fora dos trilhos e do esperado”, afirmou Castro.

Deputados da oposição acionaram o Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo auditoria no Inep e afastamento cautelar de Dupas. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, rechaçou o afastamento e disse que questão dos servidores não era educacional, mas econômica.

O presidente do Inep, Danilo Dupas, compareceu às Comissões de Educação das duas Casas, negou qualquer assédio e disse que “está tudo certo” com o Enem. Ribeiro também compareceu, nessa quarta-feira (17/11), de surpresa à Câmara e negou qualquer ingerência política no exame.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?