metropoles.com

Senado concorda com a AGU em suspender julgamento da desoneração

Governo federal e Congresso Nacional chegaram a acordo sobre desoneração da folha de pagamento dos 17 setores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Foto colorida mostra prédios do STF (em primeiro plano) e Congresso Nacional (ao fundo) pf - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra prédios do STF (em primeiro plano) e Congresso Nacional (ao fundo) pf - Metrópoles - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

A Advocacia do Senado Federal concordou, nesta sexta-feira (17/5), com a suspensão do processo no Supremo Tribunal Federal (STF) que trata da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. A proposta foi apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU) na Suprema Corte após acordo entre Executivo e Legislativo sobre o tema.

O diálogo entre os poderes resultou em novo projeto de reoneração gradual, apresentado pelo líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (União Brasil-PB).

“O projeto de lei resulta de um diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo na busca das soluções mais adequadas para a preservação do equilíbrio orçamentário e fiscal e também para o restabelecimento progressivo da oneração dos dezessete setores da economia, alinhado com segurança jurídica e um planejamento tributário e fiscal das empresas afetadas”, argumenta o Senado na manifestação.

“Esse mesmo propósito – equilíbrio orçamentário e fiscal, de um lado, e segurança jurídica e planejamento, de outro – estende-se aos municípios beneficiários da redução da alíquota de contribuição sobre a folha de pagamento, de 20% para 8%, notadamente pela situação de endividamento dos municípios brasileiros. Mostra-se, portanto, fundamental que a suspensão dos efeitos da decisão cautelar seja também aplicada ao artigo 4º da Lei nº 14.784/2023, viabilizando a continuidade das negociações e a construção política de uma solução adequada ao municipalismo”, segue.

Determinação de Zanin

Relator da ação no STF, o ministro Cristiano Zanin determinou na quinta-feira (16/5) que o Congresso se manifestasse sobre a proposta apresentada pela AGU.

O governo propôs que o julgamento em plenário virtual fosse suspenso por 60 dias. Ainda é solicitado que os efeitos da liminar sejam “modulados” por 60 dias para que a questão seja resolvida por decisão do Legislativo.

O projeto sobre a reoneração dos 17 setores pode ser votado na próxima semana no Senado. Já o trecho sobre municípios continua a ser discutido entre Congresso, Ministério da Fazenda e prefeitos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?