Senado: comissão ouvirá Mercadante sobre empréstimos externos do BNDES
O requerimento do convite foi aprovado nesta terça-feira (11/4) pelo colegiado. A data da audiência, contudo, ainda não foi marcada
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (11/4), um requerimento para ouvir o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, sobre os parâmetros para empréstimos realizados pelo banco público com outras instituições financeiras.
O convite foi apresentado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM). No documento, ele requer informações sobre as operações de crédito garantidas pela União entre o BNDES e instituições internacionais.
Os financiamentos foram solicitados em 2021, no governo de Jair Bolsonaro, para que o BNDES pudesse apoiar micro, pequenas e médias empresas a superar as dificuldades advindas com a pandemia. Agora, os senadores querem saber se os motivos ainda são justificados, se haverá nova destinação dos recursos e se a documentação sobre a capacidade de captar os empréstimos teria que ser atualizada.
O principal ponto a ser debatido é a contratação de operação de crédito externo de até US$ 750 milhões entre o BNDES e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos destinam-se ao financiamento do “Programa Global de Crédito Emergencial BID-BNDES de Financiamento às MPMEs para a Defesa do Setor Produtivo e o Emprego”.
Segundo Braga, há uma predisposição dos diretores do Banco Nacional em colaborar com a audiência pública. A data ainda não foi marcada.