Senado aprova reajuste salarial de 19,25% para servidores da Casa
Texto segue para votação na Câmara. Ideia é recompor perdas salarias dos servidores causadas pela inflação acumulada desde 2016
atualizado
Compartilhar notícia
O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (20/12), reajuste salarial de 19,25% para os servidores da Casa Alta, no prazo de três anos. Agora, o texto do PL 2.930/2022 segue para análise da Câmara dos Deputados.
O projeto corrige tabelas de vencimentos básicos dos servidores do Senado de forma escalonada. A proposta é recompor perdas salarias causadas pela inflação acumulada desde 2016, ano em que a última recomposição salarial da categoria ocorreu.
A proposta inicial era de que a recomposição salarial fosse realizada no prazo de quatro anos. Durante a sessão desta terça, no entanto, alguns parlamentares defenderam que o período fosse de apenas dois anos.
Após o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentar a proposta, os senadores chegaram a um acordo e definiram prazo de três anos.
“Eu considero que esse pode ser um caminho razoável, que atende a demanda dos servidores de não ter um prazo tão alongado. E atende à Câmara dos Deputados de não se ter um impacto orçamentário no prazo de dois anos. Então, o prazo médio de três anos atende a todos os lados”, afirmou o presidente do Senado.