metropoles.com

Senado aprova Política Nacional de Cuidados; projeto segue para sanção

União será responsável por desenvolver um Plano Nacional de Cuidados com detalhamento do projeto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roque de Sá/Agência Senado
senador paulo paim (PT-RS)
1 de 1 senador paulo paim (PT-RS) - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (5/12), o projeto que cria a Política Nacional de Cuidados. A iniciativa visa garantir “o direito ao cuidado, por meio da promoção da corresponsabilização social e entre homens e mulheres pela provisão de cuidados, em especial consideração às múltiplas desigualdades”.

O texto segue para sanção presidencial. No Senado, foi relatado por Paulo Paim (PT-RS) e tem autoria da ex-deputada federal Leandre (PV-PR).

No parecer apresentado, o senador ressaltou que os trabalhos de cuidado têm sido distribuídos de forma injusta e desigual no país, “onerando de forma desproporcional pessoas em especial situação de vulnerabilidade econômica e social”.

O projeto determina que a política deve ser implementado pelo Executivo federal por meio de um Plano Nacional de Cuidados com ações, metas, indicadores, instrumentos, período de vigência e de revisão, órgãos e entidades responsáveis.

A Política Nacional do Cuidado pretende incentivar o setor privado a compatibilizar o trabalho remunerado a necessidades de cuidade e responsabilidades familiares.

A secretária nacional da Política de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Laís Abramo, contou que houve muito diálogo entre o governo federal, estados, municípios e sociedade civil junto ao Congresso.

“O tamanho das famílias está diminuindo e a sociedade brasileira está envelhecendo. Está aumentando muito o número de pessoas que precisam de cuidados e apoios às atividades da vida diária”, destacou Laís Abramo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?