metropoles.com

Senado aprova PL para retomada de obras na educação básica e na saúde

Projeto aprovado no plenário do Senado destina verbas do FNDE e do SUS para finalizar obras prioritárias para estados e municípios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra plenário do Senado Federal - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra plenário do Senado Federal - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (10/10), o Projeto de Lei (PL) nº 4.172/2023, que viabiliza a retomada de mais de 3,5 mil obras paralisadas de escolas. O texto, aprovado na Câmara, também inclui o término da construção de unidades básicas de saúde. A matéria vai à sanção presidencial.

O projeto é oriundo de uma medida provisória encaminhada pelo governo federal que criou o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia. Garante recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Sistema Único de Saúde (SUS) para obras consideradas prioritárias pelos entes federativos que estejam inacabadas ou paralisadas.

A partir do novo repasse de recurso, estados e municípios terão 24 meses para concluir as obras, com uma única possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. O parecer da relatora, senadora Teresa Leitão (PT-PE), foi favorável à aprovação do projeto sem alterações.

Com a proposta, o governo espera aplicar quase R$ 4 bilhões na conclusão de 3,5 mil obras em escolas e, assim, abrir 450 mil vagas nas redes públicas de ensino de estados e municípios até 2026.

No caso da saúde, são 5 mil obras inacabadas, a maior parte delas de unidades básicas de saúde (UBS). São empreendimentos financiados por transferências do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos de saúde estaduais, municipais e distrital.

Na Câmara, foram incluídas alterações na política cultural Aldir Blanc e na renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?