metropoles.com

Senado aprova Lei Orgânica das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros

PL estabelece normas gerais de organização, efetivo, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias e corpos de bombeiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida mostra Plenário do Senado Federal (Congresso Nacional) - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra Plenário do Senado Federal (Congresso Nacional) - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (7/11), o projeto de lei que cria a Lei Orgânica Nacional das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no fim do ano passado.

Na prática, o PL estabelece normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias e corpos de bombeiros militares de todo o país.

A legislação que regulamenta a atividade das polícias militares sobre Brasil consta em um decreto lei de 1969, publicado durante o regime militar. O objetivo do novo projeto é atualizar as normas sobre o funcionamento das corporações.

Em ofício enviado ao presidente do Senado Federal no início do mês, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, pediu “prioridade” para a tramitação do texto.

O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no fim de outubro. O presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (União-AP), pautou o projeto e o aprovou em votação simbólica. A matéria, que teve relatoria de Fabiano Contarato (PT-ES), foi apreciada em menos de quatro minutos.

Apesar de apoiada pelo governo federal, a proposta é criticada por organizações da sociedade civil e especialistas, que alegam falta de debate sobre o assunto.

Os grupos também criticam o trecho do PL que abre brecha para que as polícias militares respondam diretamente ao governador do estado, e não às secretarias de Segurança Pública. Há receio de que o trecho permita a extinção das secretarias, como ocorreu no Rio de Janeiro, em 2019, durant e gestão de Wilson Witzel.

Polícias Civis

Na terça-feira (24/10), o plenário do Senado aprovou o projeto que cri a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, que regulamente o funcionamento das corporações em todo o país. O texto tem autoria de presidência da República, e também estabelece direitos e garantias para a carreira. Agora, o projeto vai à sanção.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?