Senado aprova indicação de Luiz Fernando Corrêa para comandar a Abin
Indicação havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. Corrêa foi indicado à Abin pelo presidente Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (17/5), a indicação de Luiz Fernando Corrêa para o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
A votação foi finalizada com 43 votos favoráveis e duas abstenções. Após a finalização da sessão do Senado, a Casa Alta comunicará o resultado à Presidência da República.
A indicação havia sido aprovada em sabatina Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal em 4 de maio, sob relatoria de Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Corrêa foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao posto.
Em seu parecer, Randolfe pontua que Corrêa tem experiência e formação adequadas para ocupar o cargo, e que a condução do posto é essencial para o combate ao terrorismo e crime organizado. Durante a sabatina, Corrêa afirmou que o presidente Lula quer “reestruturar” a atividade de inteligência no Brasil.
Biografia
Corrêa atuou em diversos setores da PF e, entre 2007 e 2011, nos mandatos de Lula e Dilma Rousseff (PT), ocupou o cargo de diretor-geral do Departamento de Polícia Federal.
No Ministério da Justiça, foi secretário de Segurança Pública e diretor de Segurança nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro.