metropoles.com

Senado aprova debate com Campos Neto e Haddad sobre juros em plenário

A discussão no Senado também terá a participação da ministra Simone Tebet e economistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Senado
Imagem colorida mostra o plenário do Senado Federal - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o plenário do Senado Federal - Metrópoles - Foto: Reprodução/TV Senado

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (14/3) um requerimento apresentado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a realização de um debate em plenário sobre a taxa de juros anual de 13,75%. O documento foi votado apenas de maneira simbólica.

A discussão deve reunir os ministros da Fazenda e do Planejamento, Fernando Haddad e Simone Tebet, além do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e economistas. A audiência pública ainda não tem data marcada.

Campos Neto entrou na mira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de importantes lideranças do PT, como a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann. Os petistas criticam o presidente do BC pela elevada taxa básica de juros da economia, hoje em 13,75% ao ano. Segundo o PT, os juros nesse patamar esfriam a economia do país.

O presidente do BC já havia sido convidado a participar da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no dia 4 de abril. Por se tratar de um convite e não de uma convocação, o chefe da autoridade monetária não é obrigado a comparecer à comissão.

Pacheco afirmou que o debate será necessário para um objetivo de “bem-estar social”:

“Há um caminho, até lá, que é o caminho do crescimento e do desenvolvimento econômico. Como se faz isso? Contendo a inflação e reduzindo taxa de juros”, disse.

Também foram convidados para o debate o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga; o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia; os economistas Marcos Lisboa e Bruno Funchal; o presidente da Febraban, Isaac Sidney Menezes Ferreira; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Josué Gomes; além de representantes da CNI (Confederação Nacional da Indústria), CNC (Confederação Nacional do Comércio) e CNT (Confederação Nacional dos Transportes).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?