metropoles.com

Semana da Black Friday: veja um guia para fugir dos golpes

A Black Friday 2024 ocorre nesta sexta-feira (29/11). O Metrópoles separou uma lista com os golpes mais comuns e como se proteger

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VIEW press / Colaborador/Getty Images
Principais fontes de pesquisa sobre marcas na Black Friday – Metrópoles
1 de 1 Principais fontes de pesquisa sobre marcas na Black Friday – Metrópoles - Foto: VIEW press / Colaborador/Getty Images

Uma das principais datas para o varej mundial, a Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (29/11), movimenta milhões no comércio físico e digital, atraindo consumidores que buscam os descontos prometidos pelas lojas.

Contudo, a data também é um terreno fértil para golpes e práticas abusivas, que podem trazer graves prejuízos aos compradores.

O Metrópoles separou uma lista com os principais golpes que ocorrem durante a Black Friday e um guia de como fugir deles. Confira:

Descontos falsos ou “Black Fraude”

Muitas lojas aumentam os preços antes da Black Friday para simular descontos, fazendo o consumidor pagar o valor normal ou até mais caro. Para evitar esse problema, acompanhe os preços dos produtos desejados com antecedência e compare com outras lojas. Ferramentas que registram o históricos de preços e extensões de navegador podem ser úteis.

Frete elevado

Produtos baratos com fretes exorbitantes anulam a economia prometida. Sempre calcule o valor total da compra antes de concluir a transação.

Preço alterado no fechamento da compra

É comum que o valor mude ao finalizar o pagamento, tanto on-line quanto em lojas físicas. Lembre-se: o menor preço anunciado deve ser garantido, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Produto fora de estoque ou troca de oferta

Promoções exageradamente atrativas podem ser uma armadilha. Muitas vezes, o produto anunciado não está disponível e a loja tenta empurrar outro item mais caro. Cuidado com ofertas que parecem boas demais para ser verdade.

Links maliciosos e sites falsos

Cibercriminosos criam sites falsos e enviam links por e-mail, SMS ou redes sociais para roubar dados ou instalar vírus. Antes de comprar, verifique se o site é oficial, evitando clicar em links desconhecidos.

Perfis falsos em redes sociais

Nas redes sociais, golpistas criam anúncios enganosos e perfis falsos para atrair compradores. Prefira sempre os sites oficiais ou marketplaces confiáveis.

Golpes em pagamentos

Fraudes envolvendo Pix e boletos adulterados são frequentes. Sempre confira os dados do beneficiário antes de concluir a transação. Para o Pix, verifique o QR code e o valor.

Troca de cartões em lojas físicas

Fique atento ao uso do cartão de crédito ou débito em lojas físicas. Golpistas podem trocar o cartão por outro falso. Mantenha-o sempre à vista e confira o valor antes de digitar a senha.

Maquininhas de cartão adulteradas

Máquinas adulteradas podem clonar cartões ou cobrar valores indevidos. Peça sempre o comprovante da transação e revise o valor exibido na maquininha antes de confirmar.

Fraudes em marketplaces

Mesmo em plataformas confiáveis, há vendedores que pedem pagamentos externos ou entregam produtos diferentes e até mesmo falsos. Desconfie de preços muito baixos e realize transações apenas pelos canais oficiais da plataforma.

Como se proteger?

O especialista em segurança digital Alexandre Munhoz, deu dicas para os consumidores que não querem cair em “furada” quando forem realizar compras na Black Friday.

Confira:

Desconfie de ofertas muito vantajosas

  • Preços muito abaixo da média do mercado são indicativos de golpe. Pesquise antes de comprar.

Verifique a legitimidade do site

  • Confira a URL com atenção, procurando erros sutis, como substituições de letras (“o” por “0”) ou alterações no domínio.
  • Busque o ícone de cadeado ao lado do endereço, que indica uma camada de segurança HTTPS.

Cuidado com links recebidos por e-mail ou WhatsApp

  • Verifique o domínio do remetente. E-mails legítimos costumam vir de domínios corporativos e não de contas pessoais (@gmail, @hotmail).
  • Não clique em links suspeitos ou em mensagens com ofertas exageradamente vantajosas.

Atenção em pagamentos via Pix

  • Confirme os dados do destinatário antes de finalizar a transferência. Se algo parecer estranho, não conclua o pagamento.

Use o cartão virtual temporário

  • Gere o cartão temporário no aplicativo do seu banco para compras on-line. Ele protege os dados do cartão físico contra fraudes.

Evite usar redes wi-fi públicas

  • Sempre utilize uma rede segura para realizar transações on-line, evitando exposição a interceptações.
  • Acompanhe suas compras e transações.
  • Monitore o extrato bancário e histórico de compras regularmente para identificar qualquer movimentação suspeita.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?