Semana tem chuvas de até 150 mm e ventos intensos em várias regiões
Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas médias poderão ultrapassar os 28ºC ao longo do mês de novembro
atualizado
Compartilhar notícia
Novembro começa com chuvas acima da média em grande parte da Região Sudeste, em Goiás, no centro-leste de Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas, além do Rio Grande do Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o alerta divulgado pelo Inmet nesta segunda-feira (4/11), chuvas intensas atingem partes do Amazonas e das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Os estados que enfrentam chuvas e ventos intensos incluem Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Nos próximos cinco dias, o acumulado de chuva em São Paulo e no Triângulo Mineiro varia entre 80 e 150 mm, com possibilidade de temporais e ventos de 40 a 60 km/h, além de risco de granizo. Existe um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Em novembro, as regiões Centro-Oeste e Sudeste serão marcadas pela recuperação dos níveis de umidade no solo, devido à previsão de chuvas mais regulares, que favorecerão o plantio e o desenvolvimento dos cultivos.
Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas médias poderão ultrapassar os 28ºC ao longo do mês, enquanto as regiões Sudeste e Sul terão temperaturas mais baixas.