Sem vacinas, Niterói (RJ) suspende aplicação de 2ª dose da AstraZeneca
Anúncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, em uma live; aplicações de CoronaVac e Pfizer segue normalmente
atualizado
Compartilhar notícia
A Prefeitura de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, anunciou, nesta quinta-feira (5/8), que a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca está suspensa a partir desta sexta-feira (6/8) por falta de doses.
Em uma live no Facebook, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou que o motivo é o atraso na entrega de novas aplicações pelo Ministério da Saúde.
“Devido ao atraso de remessas do Ministério da Saúde da vacina AstraZeneca, a gente vai ter que interromper, por alguns dias, a vacinação da segunda dose para quem tomou a primeira da AstraZeneca”, declarou.
A aplicação de primeira e segunda doses da CoronaVac e da Pfizer segue mantida. Na próxima sexta-feira, o município vai vacinar pessoas com 25 anos ou mais.
“A gente tem envidado todos os esforços, tanto de ligação para o secretário de estado, mas principalmente de pressionar o Ministério da Saúde para que cheguem mais vacinas da AstraZeneca, para que a gente consiga, em um tempo mais breve possível, retomar o calendário”, afirmou o secretário.
Rodrigo Oliveira ressaltou que o grupo das gestantes é o único que, por enquanto, pode tomar a segunda dose da Pfizer tendo tomado AstraZeneca na primeira. A expansão desta possibilidade para demais grupos ainda é estudada.
O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), reforçou as declarações do secretário.
“Esperamos estar, o mais rápido possível, em condições de dar prosseguimento à vacinação com a AstraZeneca”, disse.
De acordo com o vacinômetro do município, 188.117 pessoas já estão completamente imunizadas contra a Covid-19, ou seja, 45% da população adulta, e 353.608 cidadãos tomaram a primeira dose.