Sem vacinas contra Covid, Rio suspende aplicação da primeira dose
Eduardo Paes interrompeu a vacinação para primeira dose nesta quarta-feira (11/8) devido a atraso no envio de imunizantes para o estado
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O prefeito do Rio, Eduardo Paes, suspendeu a vacinação para a primeira dose da vacina contra a Covid-19 desta quarta-feira (11/8).
O motivo da suspensão é o atraso no envio dos imunizantes por parte do Ministério da Saúde. A carga que deveria chegar na noite desta terça-feira (10/8) está prevista para ser entregue apenas na madrugada de quarta-feira.
Infelizmente fomos informados que as vacinas previstas p hoje só chegarão nessa madrugada. Isso nos leva a ter que suspender a vacinação da primeira dose no dia de amanhã. Muito provavelmente retornamos na quinta. Em tempo: parte dessas 10Mi de doses estão lá desde 04/08!
— Eduardo Paes (@eduardopaes) August 10, 2021
Segundo Paes, parte das 10 milhões de doses que serão distribuídas estão com o ministério desde a última quarta-feira (4/8).
Ainda de acordo com o prefeito, é provável que o calendário retome na quinta-feira (12/8), mas ainda não há confirmação.
A vacinação da primeira dose (D1) está mantida para adultos acima de 50 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas a partir de 18 anos. A segunda dose (D2) segue normalmente.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde diz que “a cidade espera receber o proporcional da sua população para seguir com o calendário de D1, e reforça o pedido para que o Ministério distribua as vacinas em, no máximo, 24 horas a partir da entrega pelos produtores”.
A pasta também diz ser fundamental que “o ministério apresente um calendário de distribuição, visto que a Pfizer, a Fiocruz e o Butantan entregam as vacinas nas datas previstas em contrato”.