metropoles.com

Sem vacina, esposa de Zé Trovão não consegue visitá-lo na prisão

Mulher do militante bolsonarista preso desde outubro desabafou no Telegram: “Esperei por ver, sentir o meu marido e fui proibida”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Zé Trovão
1 de 1 Zé Trovão - Foto: Reprodução

A falta da vacinação contra a Covid-19 está impedindo a esposa do militante bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão, de visitá-lo na cadeia. Zé Trovão está preso desde o dia 26 de outubro deste ano, quando se entregou à Polícia Federal em Joinville (SC), após passar algumas semanas foragido no México. O Supremo Tribunal Federal (STF) decretou a prisão do caminhoneiro por ele ter defendido um rompimento da democracia brasileira às vésperas de manifestações bolsonaristas no último dia 7 de setembro.

A esposa de Zé Trovão, que não milita publicamente e se identifica apenas como “Jéssica”, assumiu a administração do canal do marido no aplicativo de mensagens Telegram depois que ele foi preso. Essa é a única rede ativa do militante, que teve os perfis em redes com representação no Brasil, como Instagram e Twitter, suspensos pela Justiça.

Ela fez duas postagens no canal neste sábado (4/12) reclamando por ter sido barrada. Veja:

postagem da esposa de Zé Trovão

Julgamento de habeas corpus

O mais recente pedido de liberdade feito pela defesa de Zé Trovão ao STF está sendo julgado em plenário virtual. Os ministros da 1ª Turma da Corte têm até o próximo dia 10 de dezembro para se posicionar. Na sexta (3/12), o relator do pedido, ministro Luís Roberto Barroso, negou concordância com os argumentos da defesa do caminhoneiro e youtuber e votou por mantê-lo na prisão.

A defesa pede prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica para Zé Trovão.

No voto, o relator explica que não concedeu habeas corpus por questão processual e não de mérito. Para ele, não é cabível HC contra decisão de outro ministro da Corte e o ministro Alexandre de Moraes já havia negado o pedido de Zé Trovão e mantido a prisão preventiva.

Além de Barroso, fazem parte da 1ª Turma os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Vacinação no Brasil

Sem vacina, a esposa de Zé Trovão faz parte de uma minoria no Brasil. Dados deste sábado da Campanha Nacional de Imunização mostram que 74,6% da população com 12 anos ou mais no país está totalmente imunizada contra a Covid-19 – ou seja, já recebeu duas doses ou a vacina de aplicação única. O número corresponde a 136.640.850 dos quase 182 milhões de brasileiros nesta faixa etária com o ciclo vacinal completo.

A vacina salva vidas. Mesmo com o temor em torno da chegada da variante Ômicron no Brasil, notícias animadoras seguem sendo registradas: a média móvel de mortes diárias causadas pela doença no país voltou a ficar abaixo de 200 e, em São Paulo, estado mais afetado pela Covid-19, o número de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ficou abaixo de mil pela primeira vez desde o início da pandemia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?