metropoles.com

Sem receber, servidores invadem prefeitura de Belford Roxo (RJ)

Trabalhadores das áreas da Saúde e de Educação do município fluminense cobram do prefeito Waguinho o pagamento de salários atrasados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de manifestantes invadindo a prefeitura de Belford Roxo, no Rio - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de manifestantes invadindo a prefeitura de Belford Roxo, no Rio - Metrópoles - Foto: Reprodução

Manifestantes invadiram nesta segunda-feira (30/12) o prédio da Prefeitura de Belford Roxo, município do Rio de Janeiro. O protesto aconteceu contra a atual gestão de Waguinho Carneiro (Republicanos), que deixará o comando da cidade em 2025.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que populares forçaram o portão da sede da prefeitura e conseguiram entrar no local. Segundo informações do Belford Roxo 24h, a manifestação acontece em decorrência do atraso do salário de servidores das áreas da Saúde e Educação.

Confira o momento em que os manifestantes entram no local:

No apagar das luzes da gestão de Waguinho, os servidores cobram o pagamento de salários, benefícios e do 13º salário, que deveria ser pago até 20 de dezembro. Eles estão mobilizados desde a última semana.

O Metrópoles questionou a Prefeitura de Belford Roxo e a Secretaria Municipal de Segurança Pública sobre o ocorrido. A reportagem também tentou contato com o Sindicato dos Professores da Baixada Fluminense, mas não obteve resposta.

2 imagens
Lula, Daniela Carneiro e Waguinho em 2022
1 de 2

Waguinho

Reprodução/Redes sociais
2 de 2

Lula, Daniela Carneiro e Waguinho em 2022

Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Belford Roxo, Marco Aurélio de Almeida Gandra, o Markinho Gandra (União), também convocou a população para protestar contra o atraso no pagamento dos salários dos profissionais da saúde e educação. O político divulgou um vídeo nas redes sociais em que denuncia a suposta inauguração de uma maternidade sem acesso à energia elétrica.

Veja:

Waguinho inelegível

O Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro (MPRJ) pediu, em dezembro, a inelegibilidade do atual prefeito de Belford Roxo por oito anos. Segundo o órgão, o político teria utilizado a máquina pública para favorecer a campanha de Matheus Carneiro, seu sobrinho, para prefeitura do município.

Apesar do apoio do tio, Matheus, com o nome de urna Matheus do Waguinho, perdeu as eleições municipais para Márcio Canella (União).

A família de Waguinho não está restrita à política municipal, Wagner dos Santos Carneiro é marido da deputada federal Daniela do Waguinho (União-RJ), ex-ministra do Turismo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?