metropoles.com

Sem reajuste, PRFs protestam contra Bolsonaro durante motociata

Sem reajuste que havia sido prometido pelo presidente da República, categoria subiu o tom das reclamações públicas contra ele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/sinprf.ms
PRF2
1 de 1 PRF2 - Foto: Reprodução/sinprf.ms

Com a confirmação de que não receberão reajuste que vinha sendo prometido há anos, Policiais Rodoviários Federais perderam a paciência com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e, por meio de seus sindicatos, passaram a atacar diretamente o chefe do Executivo federal.

Nesta quinta-feira (30/6), sindicalistas da categoria, que se notabilizou por ser uma das mais próximas e fiéis a Bolsonaro ao longo do mandato, exibiram faixas de protesto ao longo da trajetória de uma motociata do presidente com apoiadores em Campo Grande, capital de Mato Grosso.

“Presidente Paulo Guedes, devolva a caneta Bic ao ministro Bolsonaro”, dizia, ironicamente, o texto de uma das faixas (imagem em destaque), dando a entender que o presidente não teve força política para convencer seu ministro da Economia a permitir o reajuste ao menos para categorias da segurança pública federal. “Bolsonaro, cumpra sua palavra” e “Quem é o dono da caneta Bic?” eram outras frases lidas nos cartazes.

Veja:

2 imagens
Protesto de PRFs em Campo Grande (MT)
1 de 2

Protesto de PRFs em Campo Grande (MT)

Reprodução/sinprf.ms
2 de 2

Protesto de PRFs em Campo Grande (MT)

Reprodução/sinprf.ms

 

Vai e volta

O governo federal previu R$ 1,7 bilhão no Orçamento deste ano para a concessão de reajustes a servidores e havia decidido beneficiar apenas PRFs, Policiais Federais e Policiais Penais de presídios federais. Diante da pressão das demais categorias, porém, Bolsonaro chegou a anunciar que daria um reajuste linear de 5% para todos os funcionários públicos federais.

Como a proposta, longe de cobrir a inflação do período sem reajustes, não agradou ninguém, o governo acabou recuando e decidindo não atender ninguém.

Na capital mato-grossense, Bolsonaro não comentou o protesto e nem interagiu com os manifestantes.

“Bolsonaro mentiu”

Outro protesto chamativo foi feito pelos servidores, também nesta quinta, em um evento em celebração aos 94 anos da PRF na sede do órgão em Florianópolis (SC). Enquanto o evento se desenrolava, com discursos de autoridades, circulava pelo céu da capital catarinense um avião carregando uma grande faixa, na qual se lia: “Nada a comemorar: Bolsonaro mentiu pros PRFs”.

Avião de protesto em Florianópolis

“O sistema sindical dos PRFs reitera sua posição de indignação com a falta do cumprimento da palavra do Presidente da República. Policiais rodoviários federais por todo o Brasil estão adoecendo, muitos outros estão perdendo a motivação de seguir na carreira por conta da real desvalorização promovida pelo governo Bolsonaro, que vai se transformando no pior governo para as forças policiais da União das últimas décadas”, diz texto divulgado pela Federação dos sindicatos da categoria.

O avião sobrevoou o local por cerca de uma hora e também passou por outras áreas urbanas da região de Florianópolis.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?