Sem previsão de alta, Iris Rezende apresenta melhora em edema cerebral
Ex-prefeito de Goiânia se recupera de uma cirurgia, após um acidente vascular cerebral hemorrágico
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O ex-governador de Goiás e ex-prefeito da capital goiana, Iris Rezende Machado, de 87 anos, apresentou melhora do edema cerebral. Segundo boletim médico, ele permanece internado na UTI do Instituto Neurológico de Goiânia.
De acordo com o boletim, Iris encontra-se em estado crítico, flutuando nível de consciência, mas apresenta uma melhor resposta aos estímulos, além de evolução dos parâmetros de ventilação mecânica. “Bom controle da pressão arterial. Tomografia de crânio com melhora de edema cerebral. Funções de outros órgãos normais. Sem previsão de alta”, diz o documento.
O ex-governador passou por uma cirurgia na sexta-feira (6/8), depois de sofrer um AVC hemorrágico. Ele procurou o hospital após passar mal e sentir dor na cabeça.
Reações positivas
Iris segue respirando por aparelhos. Os exames de pressão e diurese estão normais. A equipe médica comemorou as reações do ex-político, pois podem ser sinais de que não houve sequelas. No entanto, a confirmação só deve acontecer depois que o ex-prefeito acordar.
Iris passou por dois exames de tomografia no sábado, que constataram que o sangramento no cérebro foi contido e que não há sinais de novos. No último domingo (8/8), ele mostrou expressões com o rosto e movimentou a sobrancelha, além de mexer as mãos e os pés.
A equipe médica diminui a sedação aos poucos para que Iris passe pelo processo de extubação. O prazo para que isso ocorra não foi informado.
Triste Dia dos Pais
A filha do ex-prefeito Adriana Rezende, que é médica, acompanha o pai de perto. Dona Iris, esposa do político, se manifestou pelas redes sociais sobre a saúde do marido no domingo de Dia dos Pais.
“Tristes dias de pandemia. Meu companheiro de 57 anos de casados adormecido numa UTI e eu cá fora. Só pude vê-lo duas vezes. Dia dos pais muito triste. Meu consolo é que Jesus, nossas filhas e médicos estão cuidando dele”
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, ele atuou na vida pública.
De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Iris foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.