Sem padre Robson, Festa do Divino Pai Eterno será pela internet em GO
Governador Ronaldo Caiado lembra que maior festa em louvor ao Divino Pai Eterno atraiu 3,2 milhões de pessoas em 2019, antes da pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Pelo segundo ano consecutivo, a festa e romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), será de forma virtual e com transmissão por TV e rádio, para evitar a aglomeração de pessoas na pandemia da Covid-19. O maior evento religioso do Centro-Oeste ocorrerá de 25 de junho a 4 de julho. Trata-se da maior festividade dedicada ao Divino Pai Eterno no mundo.
A romaria de Trindade será realizada sem o padre Robson de Oliveira à frente da reitoria da basílica, que ocupou de 2003 a 2014 e de 2019 a 2020. O religioso continua impedido de celebrar missas, apesar de recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manter suspensa investigação contra ele por suposto desvio de dinheiro de fiéis para construção de novo santuário.
Embora estejam proibidos de participar presencialmente das celebrações religiosas na cidade, os fiéis poderão visitar o Santuário Basílica de Trindade e a histórica Igreja Matriz. O município terá barreiras sanitárias e vai suspender os tradicionais desfiles de carros de boi e de muladeiros, que, normalmente, atraem multidões.
A cidade também vai proibir comércios em barracas nas ruas e caravanas em ônibus, que, geralmente, são usados para levar pessoas de todo o país à conhecida “capital da fé” no estado.
Multidão de fiéis
Durante coletiva de imprensa virtual, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), lembrou que, em 2019, último ano da romaria presencial antes da pandemia, a cidade atraiu 3,2 milhões de fiéis em 10 dias de festa. O público equivale à metade da população do estado.
O governador disse que, se o evento fosse presencial, todas as pessoas seriam colocadas em risco, inclusive as que já receberam as duas doses das vacinas contra a Covid, já que, conforme ressaltou, “a vacinação não garante imunidade 100%”. Em Goiás, apenas 9% da população já completou o esquema vacinal.
“Algumas regiões estão passando 90% [de ocupação de leitos], como é o caso do Entorno de Brasília”, alertou o governador. “Vamos exercer a nossa fé, acompanhar a cerimônia virtual. Peço que não exponham ninguém ao risco de se contaminar e perder a vida. Por favor, fiquem em casa”, destacou.
Ver essa foto no Instagram
“Saudade e dor”
O reitor do Santuário Basílica de Trindade, padre João Paulo Santos, ressaltou a necessidade de as pessoas não se aglomerarem durante a pandemia da Covid-19. Segundo ele, a expectativa é de que, neste ano, a romaria virtual seja melhor que a de 2020. “No ano passado, a equipe não teve tempo suficiente para organizar”, afirmou.
“Nossa saudade e nossa dor, por não poder nos reunir todos presencialmente para esta romaria, estão em solidariedade à saudade e a dor de tantas famílias enlutadas pela perda de ente querido, a tantas pessoas que estão enfermas e ao cansaço de profissionais de saúde que fazem esforço quase sobrenatural no enfrentamento desta pandemia”, disse o reitor.
O pároco de Trindade, João Bosco de Deus, ressaltou que as pessoas devem exercer sua fé de casa, sem necessidade de aglomeração com outros fiéis. “É o momento de transformar nossas casas no grande local de oração”, conclamou ele.
De acordo com o prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patriota), o município terá o apoio do estado, conforme compromisso firmado pelo governador, para que forças da Segurança Pública ajudem na fiscalização e impeçam aglomeração de pessoas. O prefeito acrescentou que 60% dos hotéis e pousadas da cidade foram fechados por causa da pandemia.