metropoles.com

Sem mordomias: saiba como é a cela de Sérgio Cabral em Bangu

Ex-governador do Rio foi transferido da Unidade Prisional da Polícia Militar após indícios de regalias; Cabral está em Bangu desde terça (3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cassiano Rosário/Futura Press
Ex-governador do RJ Sérgio Cabral sai algemado de camburão
1 de 1 Ex-governador do RJ Sérgio Cabral sai algemado de camburão - Foto: Cassiano Rosário/Futura Press

Rio de Janeiro – Após a denúncia de regalias no Batalhão Especial Prisional (BEP) da PM, em Niterói, o ex-governador Sérgio Cabral enfrenta uma drástica mudança em sua rotina.

Acostumado com mordomias como banquetes encomendados de restaurantes e televisão com acesso à Internet, além de chuveiro com aquecimento próprio e isolamento de calor em sua cela, hoje, ele vive em uma cela com apenas cinco metros quadrados em Bangu 1, na zona oeste do Rio.

5 imagens
Anotações mostram gastos com festas
Caderno de contabilidade encontrado por agentes em área onde Sérgio Cabral e o tenente-coronel Claudio Luiz de Oliveira estavam durante vistoria
Sérgio Cabral é transferido para Bangu
Ex-governador do Rio Sérgio Cabral
1 de 5

Toalha bordada com o nome de Sérgio Cabral

Reprodução
2 de 5

Anotações mostram gastos com festas

Reprodução
3 de 5

Caderno de contabilidade encontrado por agentes em área onde Sérgio Cabral e o tenente-coronel Claudio Luiz de Oliveira estavam durante vistoria

Reprodução
4 de 5

Sérgio Cabral é transferido para Bangu

Reprodução/TV Globo
5 de 5

Ex-governador do Rio Sérgio Cabral

Buda Mendes/LatinContent via Getty Images

Cabral e outros detentos da unidade prisional da PM foram transferidos na noite de terça-feira (3/5) para o Complexo de Gericinó, e, conforme determinação da Justiça, ficarão isolados por 10 dias.

Para isso, a galeria onde o grupo está teve que ser esvaziada e a Secretaria de  Administração Penitenciária (Seap) precisou fazer um remanejamento na unidade.

A cela do ex-governador do Rio conta com uma cama de alvenaria, uma mesa e um banco de concreto e uma espécie de latrina, instalação mais simples usada como banheiro.

Primeiro dia na “casa” nova

O cardápio de Sérgio Cabral no primeiro dia em Bangu 1 foi bem diferente do que estava acostumado. No café da manhã, 0 ex-governador teve apenas um pão com manteiga e café com leite.

No almoço, teve uma única opção e não teve direito ao cordeiro que costumava pedir no presídio da PM. Lá, foi servido apenas com peito de frango, arroz, feijão e cenoura. Para a sobremesa, ganhou uma bananada.

Transferência para Bangu 

A Vara de Execuções Penais (VEP) publicou a decisão de transferência dos detentos para o Complexo de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio, na tarde de terça-feira (3/4).

O juiz Bruno Monteiro Rulière ressaltou, na decisão, que os fatos constatados em inspeções judiciais indicaram irregularidades gravíssimas nas rotinas de controle e segurança do endereço.

“Essa situação acaba por revelar, ainda que de forma momentânea, a inadequação da permanência destes presos na UPPMERJ, que se cuida de estabelecimento penal militar que apresenta ambiência absolutamente diversa das demais unidades prisionais do Estado”, pontuou.

O comboio com Cabral e os outros detentos do Batalhão Especial Prisional (BEP) da PM, em Niterói, chegou à unidade prisional de segurança máxima na noite desta terça-feira (3/5).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?