metropoles.com

Sem leitos de UTI para Covid-19, Sorocaba vai fechar área urbana

De acordo com o prefeito Rodrigo Manga, serão instaladas cinco barreiras fixas nos principais acessos à cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SILVIO AVILA
Leitos tiveram que ser improvisados pela quantidade de pacientes no local
1 de 1 Leitos tiveram que ser improvisados pela quantidade de pacientes no local - Foto: SILVIO AVILA

No dia em que registrou 19 mortes pela Covid-19, um número recorde desde o início da pandemia, a Prefeitura de Sorocaba (SP) anunciou, no fim da tarde desta segunda-feira (22/3), o fechamento da cidade com barreiras, a partir da manhã de quinta-feira (25/3). O objetivo é monitorar e reduzir o fluxo de pessoas de outras cidades, que aumentou após a decretação de feriados na capital.

De acordo com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), serão instaladas cinco barreiras fixas nos principais acessos à cidade e uma barreira móvel que atuará em outras rotas de acesso.

Segundo Manga, a situação da pandemia na cidade se agravou: 220 pessoas estão internadas, sendo 112 em UTI, e há 90 pessoas aguardando vagas em hospital.

Manga pretende fazer convênio com a Polícia Militar, no que chamou de operação delegada temporária, para dar suporte à operação das barreiras.

“As pessoas terão que parar, terão a temperatura medida e vão receber orientação sobre o uso de máscara. Às pessoas que vierem de fora, vamos explicar que o melhor a fazer nesse momento é ficar em sua cidade”, disse.

O prefeito, que na semana passada liberou o funcionamento de lojas e serviços essenciais pelo sistema drive-thru, disse que a fiscalização será aumentada. “No decreto que será publicado amanhã (terça-feira), vamos determinar que os supermercados só permitam a entrada de uma pessoa por família”.

Conforme a Secretaria da Saúde, as 19 mortes registradas nesta segunda, inclusive a de um jovem de 23 anos sem comorbidades, aconteceram desde o dia 15, mas só agora foram confirmadas. Há ainda sete óbitos em investigação.

A taxa de ocupação de leitos para Covid-19 em UTI é 100% nos hospitais estaduais Adib Jatene e Conjunto Hospitalar de Sorocaba, e de 93% na Santa Casa, contratada pelo município.

O centro municipal de estabilização Covid São Guilherme também tem 100% da UTI ocupada. Na rede particular, os quatro hospitais estão com 100% de lotação, tanto em UTI como em leitos clínicos.

4 imagens
Coronavírus
São pelo menos 50 mutações, entre as quais 32 ficam localizadas na proteína Spike, usada pelo coronavírus para invadir as células
1 de 4

O projeto tem como público-alvo crianças e adolescentes que ficarão órfãos devido à Covid-19

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 4

Coronavírus

Pixabay
3 de 4

Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC/Divulgação/ND
4 de 4

São pelo menos 50 mutações, entre as quais 32 ficam localizadas na proteína Spike, usada pelo coronavírus para invadir as células

Getty Images

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?