Sem horário de verão, celulares atrasam relógio e causam confusão
Aparelhos do sistema Android atrasaram o relógio em uma hora. Horário de verão foi revogado pelo presidente Bolsonaro em 2019
atualizado
Compartilhar notícia
O relógio de alguns aparelhos de celular do sistema Android foi atrasado automaticamente em uma hora à meia-noite deste domingo (21/2), por causa do horário de verão, que se encerraria hoje. Internautas usaram as redes sociais para comentar o ocorrido.
Algumas pessoas afirmaram que perderam compromissos em razão da mudança. “Acordei atrasado para trabalhar. Meu celular estava em horário de verão”, assinalou um internauta em seu Twitter. “Cheguei ao serviço hoje uma hora atrasado por causa do horário de verão”, disse outro.
A alteração automática de horários acontece, principalmente, em aparelhos com versões anteriores ao Android 10, lançado em 2019. No mesmo ano, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cancelou o horário de verão por uma “questão de economia” de energia elétrica, disse à época o chefe do Executivo.
Saiba como corrigir
Para que a alteração no horário não aconteça novamente, basta seguir os passos:
- Toque no ícone “Configurar”;
- Toque na opção “Data e hora”;
- Desmarque a opção “Data e hora automáticas”;
- Configure manualmente a hora correta.
Vale lembrar que os aparelhos que não mudaram o horário já foram atualizados pelos fabricantes, ou estão seguindo regras enviadas pelas redes das operadoras de telefonia.