Sem feriadão, só 10,6% dos fluminenses devem viajar no carnaval, diz estudo
Pesquisa mostra ainda que os viajantes pretendem ficar, em média, seis dias, além de irem com até cinco acompanhantes
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Devido ao cancelamento do feriadão de Carnaval, que tradicionalmente ocorre entre sábado e a quarta-feira de cinzas, boa parte da população do estado do Rio de Janeiro não deve viajar. É o que mostra estudo realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ): apenas 10,6% dos entrevistados pretendem viajar no período.
Além disso, a pesquisa mostra que 39,1% dos fluminenses ficarão em casa, 21,9% vão trabalhar, 11,1% ainda não decidiram o que irão fazer nestas datas e 10,6% pretendem realizar alguma atividade de lazer. Apenas 4,8% usarão o tempo livre para estudar e 1,9% fará outros tipos de atividade.
Entre a pequena parcela (10,6%) que irá optar por viajar, 78,9% vão realizar viagens dentro do estado e 21,1% para outras regiões. Em relação aos destinos escolhidos dentro do Rio de Janeiro, as cidades de Armação de Búzios e Saquarema aparecem, cada uma, com 13,6% da preferência do público viajante, seguidas por Arraial do Cabo e Cabo Frio, ambas com 11,4%.
Os viajantes responderam que pretendem ficar, em média, seis dias, além de irem com média de cinco acompanhantes. O gasto médio deve ficar em torno de R$ 1.822,00.
A sondagem ocorreu entre os dias 5 e 7 de fevereiro, e contou com a participação de 539 consumidores do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de entender os hábitos dos fluminenses no carnaval de 2021.