metropoles.com

Sem consenso, PSDB adia definição sobre peso dos votos das prévias

Tucanos paulistas articulam para que votos de filiados e políticos com mandato tenham o mesmo peso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo de São Paulo
Marco Vinholi
1 de 1 Marco Vinholi - Foto: Governo de São Paulo

São Paulo – O PSDB não entrou em consenso e adiou para a próxima semana a definição sobre o peso dos votos de filiados e políticos com mandato para as prévias. É por esse método de escolha que a sigla vai definir seu candidato à eleição presidencial de 2022.

Em reunião na manhã desta terça-feira (8/6), o partido aprovou as regras básicas da votação, como a diferenciação dos votos. A princípio, foi aprovado peso de 25% para filiados. No entanto, essa discussão segue em aberto.

Há os que defendem que quem tem o peso do voto daqueles com mandato, como prefeitos, vereadores, governadores e deputados, seja de 75%, e quem prefere que o grupo dos filiados e dos mandatários tenha 50%, cada.

A segunda hipótese é defendida por setores como o PSDB paulista. Ao Metrópoles, o presidente do diretório da legenda em São Paulo, Marco Vinholi, afirmou que não concorda com o que foi definido na reunião.

“A proposta que defende uma maior participação de filiados no processo de escolha com o mesmo peso dos mandatários representa uma construção amplamente aceita no partido. Não concordamos com o adiamento dessa definição. Seguiremos nessa construção”, disse.

Equiparar os pesos dos políticos com o dos filiados beneficia especialmente os planos do governador de São Paulo, João Doria, que tem interesse em disputar a presidência da República.

Isso porque São Paulo é o estado com maior percentual de filiados — 22% do total de 1,37 milhão, de acordo com dados do Tribunal Superior de Eleitoral de abril deste ano.

Além de Doria e do governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, e o senador Tasso Jereissati (CE) já demonstraram interesse em participar das prévias.

A escolha está agendada para 21 de novembro e um eventual segundo turno, no dia 28.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?