Sem comida em fuga da Ucrânia, mulher de jogador comeu caroço de maçã
Lyarah Barberan, de 23 anos, esposa do jogador Maycon Barberan, contou sobre as viagens de trem e ônibus na rota para escapar da Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Lyarah Barberan, de 23 anos, esposa do jogador Maycon Barberan, falou sobre a escassez de comida durante a fuga pelo território da Ucrânia, onde eles chegaram a viajar de trem e ônibus para alcançar a fronteira. O jogador e os familiares desembarcaram nesta terça-feira (01/03) em Guarulhos, São Paulo.
Brasileiros de times da Ucrânia desembarcam em Guarulhos; vídeo
“A viagem de trem durou um dia e meio. Minha perguntou se a gente tinha levado algo pra comer. Eu falei: as crianças não estão passando fome. Deu tempo de pegar duas maçãzinhas, meus filhos comeram. No momento em que vi o caroço da maçã, falei: agora vou matar minha fome. Peguei o caroço da maçã e comi”, contou Liarah, após o desembarque.
Os brasileiros saíram de Kiev, na Ucrânia, em um trem que desembarcou na cidade de Chernieski.
Disputa por vaga em trem
Lyarah contou que pessoas de várias nacionalidades estavam tentando embarcar nos trens que foram disponibilizados para fugir do país: “Cada um querendo lutar por uma vaga no trem”.
Para conseguir fugir do país, eles seguiram em um ônibus fretado que transportou o grupo de pessoas até a Moldávia, país que faz fronteira com a Ucrânia.
Os brasileiros também passaram pela Romênia antes de chegar ao Brasil.
Lyarah explica que o governo da Romênia os abrigou e ajudou a providenciar o transporte: “Eu tenho eterna gratidão por todos os países que se preocuparam com a gente.”
“O momento agora é de pensar e parar para respirar. É muito difícil você sair de um local onde você constrói uma vida”, concluiu.