metropoles.com

42 mortos: mesmo sem ciclone, tempestades continuam castigando o Sul

Tempestades seguem nos próximos dias principalmente no Rio Grande do Sul, com a formação de novas áreas de instabilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de destruição após ciclone no Rio Grande do Sul, com chuva e tempestades - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de destruição após ciclone no Rio Grande do Sul, com chuva e tempestades - Metrópoles - Foto: Reprodução

Com a confirmação de 42 mortos na região Sul do Brasil por causa do ciclone extratropical também veio a expectativa de mais tempestades, principalmente no Rio Grande do Sul, nos próximos dias. De acordo com o site Climatempo, na noite de quinta-feira (7/9) voltou a chover forte na região de Passo Fundo e em áreas do Vale do Taquari.

E pela segunda vez na semana, uma nova frente fria se formou entre o Sul do país e o Paraguai. É a combinação de intensas correntes de ar quente e úmido. “Novamente temos a formação de muitas nuvens cumulonimbus, que provocam a chuva forte e volumosa, com raios e eventualmente fortes rajadas de vento e queda de granizo”, aponta o site.

4 imagens
Postes foram atingidos após passagem de ciclone em Xanxerê (SC)
Cerca de 60 casas foram destelhadas devido às fortes rajadas de vento em Campo Novo
O ciclone provocou fortes chuvas e rajadas de vento em Campo Novo
1 de 4

Ciclone levou cobertura de posto em Dois Irmãos (PR)

Reprodução
2 de 4

Postes foram atingidos após passagem de ciclone em Xanxerê (SC)

Defesa Civil
3 de 4

Cerca de 60 casas foram destelhadas devido às fortes rajadas de vento em Campo Novo

Reprodução
4 de 4

O ciclone provocou fortes chuvas e rajadas de vento em Campo Novo

Reprodução

Assim, há o perigo de fortes chuvas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná durante toda esta sexta-feira (8/9) e também no sábado (9/9). No Mato Grosso do Sul também existe a expectativa de precipitação forte, principalmente nas áreas de fronteira com o Paraguai.

No entanto, a presença de outro ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul está descartada. O fenômeno até está se formando, mas somente sobre o oceano, na costa do Uruguai e em Buenos Aires, na Argentina. Segundo os meteorologistas do Inmet e do Climatempo, não vai avançar para a região Sul do Brasil. As chuvas esperadas nada têm a ver com o ciclone.

Confira as explicações da meteorologista Josélia da Pegorim:

Veja também o vídeo do Inmet com a explicação do que é um ciclone:

Mortes por causa de tempestades

Subiu para 42 o número de mortos no sul do Brasil após a passagem de um ciclone extratropical pela região. Balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul aponta que 39 pessoas morreram no estado até as 19h desta quinta-feira (7/9). Uma morte foi registrada em Santa Catarina.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 25 pessoas ainda estão desaparecidas. A cidade de Muçum é a que mais registrou óbitos: foram 15, no total. Em segundo lugar, está o município de Roca Sales, com 10 mortes.

Calamidade pública

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), decretou, nessa quarta, estado de calamidade pública no estado, dois dias após o ciclone extratropical na Região Sul deixar rastros de estragos.

“Estamos mobilizados para resgatar as vítimas e reconstruir tudo que foi destruído pela tempestade”, disse Eduardo Leite. A informação foi divulgada durante coletiva. Há, inclusive, previsão de chuvas intensas na Região Sul, por conta do ciclone.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?