metropoles.com

Sem assumir cargo no Ministério da Saúde, Ricardo Gurgel recebe apoio

Ricardo Gurgel foi nomeado ao posto no PNI em 6 de outubro, mas não assumiu. Infectologista Luana Araújo fez post em solidariedade ao médico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sociedade Brasileira de Pediatria/Reprodução
Ricardo Queiroz Gurgel, novo coordenador do Programa Nacional de Imunizações
1 de 1 Ricardo Queiroz Gurgel, novo coordenador do Programa Nacional de Imunizações - Foto: Sociedade Brasileira de Pediatria/Reprodução

A infectologista Luana Araújo usou as redes sociais para prestar solidariedade a Ricardo Gurgel, coordenador do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que não assumirá o cargo.

Gurgel foi nomeado ao posto no dia 6 de outubro. No entanto, o médico, que é pediatra, não havia assumido o posto até o momento.

Ele afirma que foi ao Ministério da Saúde na quinta-feira (28/10) e soube, por um representante da Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS), que não assumiria o posto.

4 imagens
Ex-coordenadora do PNI Francieli Fantinato na CPI da Covid
Ex-coordenadora do PNI Francieli Fantinato na CPI da Covid
Francieli Fantinato foi exonerada a pedido do Ministério da Saúde
1 de 4

Ricardo Queiroz Gurgel, nomeado ao cargo de coordenador do Programa Nacional de Imunizações, não assumiu o posto

Sociedade Brasileira de Pediatria/Reprodução
2 de 4

Ex-coordenadora do PNI Francieli Fantinato na CPI da Covid

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Ex-coordenadora do PNI Francieli Fantinato na CPI da Covid

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Francieli Fantinato foi exonerada a pedido do Ministério da Saúde

Rafaela Felicciano/Metrópoles

A médica Luana Araújo publicou uma mensagem de apoio ao colega. Ela também foi cotada para assumir a Secretaria Extraordinária de Anteção à Covid-19 em junho deste ano e chegou a ter o nome anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

No entanto, durante uma audiência no Senado Federal, Queiroga afirmou que o nome da infectologista não foi aprovado pelo Palácio do Planalto.

“É, senhoras e senhores, parece que temos um padrão e ele é inconcebível. Não confundamos liderança com favorecimento de grupos. E, mais do que isso, guardemos todas estas informações para os próximos meses – e para o resto de nossas vidas. Ao colega Ricardo Gurgel, minha solidariedade”, escreveu Luana.

Metrópoles procurou o Ministério da Saúde para prestar esclarecimentos sobre o tema, mas ainda não teve retorno. O espaço segue aberto.

Veja o post da doutora Luana:

Posicionamento

Formado em medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Gurgel é especializado em Saúde da Criança e do Adolescente. O profissional lecionou pediatria da UFS e atuou como pesquisador do estudo clínico de aprovação da Vacina Tetravalente contra a Dengue do Instituto Butantan.

Gurgel também atua na área de pesquisas sobre a utilização de vacinas em crianças. O pediatra se posiciona de forma contrária à utilização do chamado kit Covid, que conta com medicamentos ineficazes no tratamento da doença.

“Existem evidências científicas que comprovam que eles não funcionam. Então, não é para usar. Pronto”, afirmou, em declaração à imprensa no início do mês.

Sobre a vacinação de crianças e adolescentes contra o coronavírus, Gurgel defende que deve ser realizada apenas após aprovação de imunizantes recomendados para este público.

Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza apenas a vacinação de jovens entre 12 e 17 anos, com o imunizante da Pfizer.

Em depoimento prestado à CPI da Covid no dia 8 de julho, a ex-coordenadora do PNI disse que a politização do programa impediu que ela executasse o trabalho da forma apropriada. Fantinato criticou a postura negacionista do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação às vacinas contra a Covid-19.

Fantinato também afirmou que sua atuação foi enfraquecida porque não houve campanhas publicitárias suficientes para a vacinação contra a doença: “Há que se considerar que o PNI, estando sob qualquer coordenação, não consegue fazer uma campanha exitosa sem vacinas e sem comunicação, sem uma campanha publicitária efetiva.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?