metropoles.com

Sem acordo: governo encerra negociação com servidores do meio ambiente

Servidores do Ibama, Ministério do Meio Ambiente, ICMBio e Serviço Florestal Brasileiro cobram valorização e reestruturação de carreiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Presidente Lula e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva
1 de 1 Presidente Lula e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que a mesa de negociação com os servidores da ala ambiental do governo foi encerrada. O órgão encaminhou, nesta sexta-feira (7/6), documento à Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional) sobre o fim das discussões.

“Conforme informado na última reunião da mesa específica, o governo chegou ao limite máximo, do ponto de vista orçamentário, do que é possível oferecer. Isto posto, o MGI aguarda posicionamento formal da entidade dos servidores, esclarecendo que o prazo limite para continuidade da mesa já está esgotado”, informou o diretor de Relações de Trabalho, Mario Dos Santos Barbosa.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rejeitou a última contraproposta apresentada pelos servidores e indicou impossibilidade de atender a demanda. A medida acontece poucos dias depois que o petista reuniu no Palácio do Planalto a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e diversos representantes da área ambiental para apresentar um balanço da ação do governo federal.

4 imagens
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinaram nesta quarta-feira (5/6) decretos de preservação ambiental
1 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
2 de 4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinaram nesta quarta-feira (5/6) decretos de preservação ambiental

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
3 de 4

Reprodução
4 de 4

Ibama/Reprodução

Na ocasião, marcada para o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), Marina Silva reforçou que tem conversado com o Ministério da Gestão para garantir a valorização dos servidores e indicou que o governo Lula está comprometido na proteção ambiental.

Marina Silva chegou a se reunir com a ministra Esther Dweck (Gestão) para discutir a reestruturação da carreira da ala ambiental. Representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estiveram presentes.

A última contraproposta dos servidores, encaminhada em 10 de maio, cedeu em alguns pontos da reivindicação original da categoria, mas manteve pontos importantes para os servidores.

Por exemplo, aceitou as propostas do MGI para criação de uma tabela de remuneração com 20 níveis salariais e o adiamento do debate sobre a gratificação por atividade de risco.

No entanto, manteve o pedido de inclusão da carreira ambiental na Lei de Indenização de Fronteira e o estabelecimento das tabelas remuneratórias do Plano Especial de Cargos do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?