metropoles.com

Sem acordo com governo, Congresso cancela sessão de vetos pela 3ª vez

Governo tem dificuldade para acordar a aprovação de vetos sobre o Marco Temporal das Terras Indígenas, arcabouço fiscal e Carf

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Congresso nacional visto pelo patio do STF manifestações desoneração - Metrópoles
1 de 1 Congresso nacional visto pelo patio do STF manifestações desoneração - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Congresso Nacional cancelou, pela terceira vez seguida, a sessão destinada à análise de vetos presidenciais. A apreciação de 34 vetos e sete projetos de lei estava prevista para esta quinta-feira (23/11), mas foi cancelada por falta de acordo entre o governo e líderes partidários.

Os líderes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso têm enfrentado dificuldades para acordar a aprovação de vetos sobre três matérias principais.

A lista conta com vetos ao Marco Temporal das Terras Indígenas, ao voto de qualidade no Conselho Adminsitrativo de Recursos Federais (Carf) e ao novo arcabouço fiscal.

A primeira sessão para deliberação desses itens estava prevista para 5 de outubro. Depois, foi adiada para 9 de novembro e, em seguida, remarcada para esta quinta. Nenhuma das agendas foi cumprida. O cancelamento foi informado incialmente por interlocutores do governo e confirmado na página oficial do Congresso Nacional.

De acordo com parlamentares, a maior dificuldade é a articulação entre o governo e a Câmara dos Deputados. Nesta quinta, após reunião de líderes no Senado, o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), criticou a articulação do governo.

“O que nós ouvimos aqui é que o governo está tendo dificuldades de tratativas junto à Câmara dos Deputados. O governo já sabe que na hora em que os vetos que tratam do arcabouço, do Carf e do Marco Temporal forem colocados para votar, há uma espécie de consenso na Casa de que serão derrubados. É lamentável. Estamos no primeiro ano do governo e acho que houve duas ou três sessões do Congresso”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?