MGI anuncia que sistema está normalizado após “incidente cibernético”
Na última quarta-feira (29/7), o MGI comunicou que houve um “incidente de segurança cibernética” no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nesta segunda-feira (29/7), que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo federal foi restabelecido após problema causado por um “incidente cibernético” ser resolvido.
De acordo com a pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os serviços do SEI Multiórgãos e demais aplicações “já estão funcionando normalmente”.
Em nota, o ministério reforçou que “o SEI manteve sua arquitetura íntegra, não tendo sido afetada pelo incidente cibernético que acometeu o ambiente computacional do MGI”.
O SEI é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e outros 150 órgãos.
Além do MGI, foram afetados os ministérios da Fazenda; do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio; dos Povos Indígenas; do Planejamento e Orçamento; da Previdência Social; da Igualdade Racial; das Mulheres; e do Empreendedorismo.
O “incidente cibernético”
Na última quarta-feira (24/7), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos comunicou que houve um “incidente de segurança cibernética” que se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações Multiórgãos.
A pasta afirmou que não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via Gov.br. “As equipes de TI [tecnologia da informação] já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível”, informou em nota.
Após o problema causado no sistema do governo federal, a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram comunicadas sobre o caso.
No momento, a PF conduz um possível ataque hacker contra o sistema. A investigação está sendo conduzida pela Diretoria de Crimes Cibernéticos, segundo apurou o Metrópoles.