Segurança de restaurante nobre do RJ é vítima de racismo: “Seu neguinho”
Vizinho de restaurante atacou segurança negro com palavra pejorativa e disse que a vítima estaria transformando a região em uma favela
atualizado
Compartilhar notícia
O segurança negro de um restaurante italiano em Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), foi vítima de ataques racistas por parte de dois vizinhos.
Os insultos ocorreram em mais de uma ocasião e foram publicados por uma cliente do Babbo Osteria nas redes sociais. O proprietário do estabalecimento, chef Elia Schramm, declarou que foram feitos dois boletins de ocorrência denunciando a situação, nos dias 15 de maio e 10 de junho deste ano.
Segundo o primeiro boletim de ocorrência, o segurança do restaurante, um jovem de 22 anos, foi atacado verbalmente por um vizinho idoso, conhecido pelo nome “Aloisio”, que teria reclamado de um banco na calçada usado pelo segurança para ter uma visão melhor da entrada do estabelecimento.
“Já falei que não quero essa favela aqui […] Pago uma fortuna de condomínio para ficar essa favela aqui em frente, seu neguinho”, disse o idoso ao descer do táxi com a esposa, segundo registrado no boletim. O morador inclusive teria repetido outras vezes a palavra “neguinho”.
Já no segundo boletim de ocorrência, foi narrado que o idoso voltou a agredir o segurança e que o filho dele, conhecido como “Adriano”, também teria usado o mesmo termo pejorativo.
Após a denúncia de uma cliente, o Babbo Osteria se posicionou publicamente nas redes sociais. O caso gerou revolta entre clientes e moradores do Rio.
“Tomamos todas as medidas cabíveis para apoiar e proteger a vítima. Somos um restaurante que preza pelo respeito, por um ambiente de trabalho seguro e inclusivo e não admitimos qualquer ato de preconceito na casa”, escreveu o restaurante em nota neste domingo (11/6).
A reportagem tenta localizar os autores dos insultos. O espaço está aberto para declarações.