metropoles.com

Segundo Datafolha, 50% dizem nunca confiar em declarações de Bolsonaro

Pesquisa mostra que apenas 14% dizem sempre acreditar no que o presidente afirma; quadro desfavorável é o pior da série histórica para ele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Nada menos do que 50% dos brasileiros dizem nunca confiar nas declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Uma parcela de 34% dos entrevistados afirma acreditar às vezes e apenas 14% respondem que sempre confiam no chefe do executivo; 1% não sabe.

Esses são novos dados divulgados pelo jornal Folha de São Paulo a partir de pesquisa feita pelo instituto Datafolha nas últimas terça (11/5) e quarta-feiras (12/5). O instituto fez 2.071 entrevistas de forma presencial em 146 municípios espalhados por todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O instituto pesquisou, além da confiabilidade do presidente, a avaliação do governo , a gestão da pandemia, a posição quanto a um provável impeachment e as preferências para a corrida eleitoral do próximo ano. Os quadros, no geral, são desfavoráveis a Bolsonaro.

5 imagens
Um percentual de 34% diz acreditar só às vezes nas declarações presidenciais
Apenas 14%, conforme do Datafolha, acreditam em tudo o que Bolsonaro diz
Bolsonaro em blindado quando era presidente
Presidente tem se envolvido em declarações polêmicas, como naquelas a favor da cloroquina no combate à pandemia
1 de 5

Metade dos brasileiros dizem não acreditar em nada do que diz o presidente Jair Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 5

Um percentual de 34% diz acreditar só às vezes nas declarações presidenciais

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 5

Apenas 14%, conforme do Datafolha, acreditam em tudo o que Bolsonaro diz

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 5

Bolsonaro em blindado quando era presidente

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Presidente tem se envolvido em declarações polêmicas, como naquelas a favor da cloroquina no combate à pandemia

Hugo Barreto/Metrópoles
Caindo

Quanto à taxa de confiança plena, trata-se da menor desde o início da série histórica, em agosto de 2019. No mesmo sentido, a desconfiança total é a maior do período. O comparativo do indicador ao longo do governo reforça o cenário negativo para Bolsonaro. A credibilidade só tem caído.

Na pesquisa feita pelo Datafolha em março, a taxa de brasileiros que diziam nunca confiam nas declarações do presidente estava em 45% (era de 41% em janeiro). Já a parcela dos que dizem sempre acreditar vem em queda: era de 19% em janeiro e de 18% em março. Os que dizem confiar às vezes caíram de 38% para 35%.

A desconfiança quanto às afirmações de Bolsonaro é maior nas regiões Nordeste e Sudeste (onde, respectivamente, 59% e 51% dos entrevistados afirmam nunca confiar nele), enquanto é menor nas regiões Centro-Oeste/Norte e no Sul (com taxas, respectivamente, de 44% e 41% que nunca confiam).

O percentual de crença nas falas é mais elevado entre os que declaram a intenção de votar em Bolsonaro na eleição do ano que vem do que entre os apoiadores de Lula. Embora 46% dos eleitores de Bolsonaro afirmem sempre crer nele, a maioria (51%) responde que só confia no presidente às vezes.

Conforme os números do Datafolha, a tendência de baixa na credibilidade de Bolsonaro se acentuou desde dezembro de 2020. O período coincide com o recrudescimento da pandemia.

O presidente tem se envolvido em polêmicas, com declarações que causaram muitas reações, principalmente após o início da pandemia de Covid-19. Um dos pontos a ser considerado, por exemplo, foi a defesa pública constante da cloroquina no combate ao coronavírus, apesar de não haver confirmação científica da eficácia dela. Em alguns momentos, Bolsonaro também chegou a questionar a importância de vacinas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?