metropoles.com

Segunda pessoa mais velha do mundo é brasileira e tem 116 anos. Veja

Religiosa gaúcha faz parte dos supercentenários do planeta. Ela vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre (RS)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gerontology Research Group (GRG)
imagem colorida de Inah Canabarro Lucas, segundo pessoa mais velha do mundo
1 de 1 imagem colorida de Inah Canabarro Lucas, segundo pessoa mais velha do mundo - Foto: Gerontology Research Group (GRG)

A segunda pessoa mais velha do mundo é brasileira. Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, aparece no pódio do ranking feito pelo Gerontology Research Group (GRG). Ela é uma religiosa que vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre (RS), e faz parte dos supercentenários do planeta.

De acordo com as informações do site da LongeviQuest, que pesquisa e monitora as pessoas mais velhas do mundo, Inah nasceu no dia 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis (RS), cidade gaúcha que fica a mais de 410 quilômetros de Porto Alegre.

O texto de biografia dela no site conta que, quando criança, Inah era tão magra que as pessoas achavam que ela não sobreviveria por muito tempo. Ela teve seis irmãos e ingressou na vida religiosa em Montevidéu, no Uruguai, quando tinha 18 anos.

Há seis anos, Inah passou a fazer parte dos supercentenários do mundo. O grupo reúne, somente, aqueles que têm mais de 110 anos de idade. Apesar dos anos acumulados, familiares contam que ela gosta de manter a rotina com rigor, sempre com horários certos para acordar, comer, dormir e rezar.

Inah sempre teve uma vida ativa. Após a fase vivida no Uruguai, ela chegou a morar no Rio de Janeiro, onde atuou como professora de português e matemática.

Pessoa mais velha do mundo

A religiosa gaúcha só fica atrás da japonesa Tomiko Itooka, por uma diferença mínima. De acordo com o GRG, ambas têm 116 anos, mas a representante do Japão nasceu um mês antes, tornando-se, portanto, um pouco mais velha que a brasileira.

Hoje, Tomiko vive na cidade de Hyogo. Na escola, ela ficou conhecida por praticar esportes, como o vôlei. Além disso, a japonesa trabalhou em uma fábrica têxtil na Coreia do Sul, teve quatro filhos e gostava de escalar montanhas, quando mais jovem.

Segundo o GRG, ela chegou a escalar duas vezes o Monte Ontake, de 3 mil metros de altitude.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?