Segunda pessoa mais velha do mundo é brasileira e tem 116 anos. Veja
Religiosa gaúcha faz parte dos supercentenários do planeta. Ela vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre (RS)
atualizado
Compartilhar notícia
A segunda pessoa mais velha do mundo é brasileira. Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, aparece no pódio do ranking feito pelo Gerontology Research Group (GRG). Ela é uma religiosa que vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre (RS), e faz parte dos supercentenários do planeta.
De acordo com as informações do site da LongeviQuest, que pesquisa e monitora as pessoas mais velhas do mundo, Inah nasceu no dia 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis (RS), cidade gaúcha que fica a mais de 410 quilômetros de Porto Alegre.
O texto de biografia dela no site conta que, quando criança, Inah era tão magra que as pessoas achavam que ela não sobreviveria por muito tempo. Ela teve seis irmãos e ingressou na vida religiosa em Montevidéu, no Uruguai, quando tinha 18 anos.
Há seis anos, Inah passou a fazer parte dos supercentenários do mundo. O grupo reúne, somente, aqueles que têm mais de 110 anos de idade. Apesar dos anos acumulados, familiares contam que ela gosta de manter a rotina com rigor, sempre com horários certos para acordar, comer, dormir e rezar.
Inah sempre teve uma vida ativa. Após a fase vivida no Uruguai, ela chegou a morar no Rio de Janeiro, onde atuou como professora de português e matemática.
Pessoa mais velha do mundo
A religiosa gaúcha só fica atrás da japonesa Tomiko Itooka, por uma diferença mínima. De acordo com o GRG, ambas têm 116 anos, mas a representante do Japão nasceu um mês antes, tornando-se, portanto, um pouco mais velha que a brasileira.
Hoje, Tomiko vive na cidade de Hyogo. Na escola, ela ficou conhecida por praticar esportes, como o vôlei. Além disso, a japonesa trabalhou em uma fábrica têxtil na Coreia do Sul, teve quatro filhos e gostava de escalar montanhas, quando mais jovem.
Segundo o GRG, ela chegou a escalar duas vezes o Monte Ontake, de 3 mil metros de altitude.