metropoles.com

Secretário-geral da ONU cobra ações diante de “ameaças existenciais”

António Guterres defendeu que “mundo está desequilibrado” em discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça (19/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
António Guterres é secretário-geral da ONU
1 de 1 António Guterres é secretário-geral da ONU - Foto: Reprodução/YouTube

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez um duro discurso de abertura da 78ª reunião de chefes de Estado da Assembleia-Geral das Nações Unidas. Durante o pronunciamento, Guterres citou a tragédia na Líbia, defendeu que o mundo está “desequilibrado” e enfrenta “ameaças existenciais”.

“O nosso mundo está ficando desequilibrado. Tensões geopolíticas estão aumentando. Os desafios globais estão aumentando, e nós parecemos incapazes de responder”, defendeu o chefe do órgão multilateral.

Ele prosseguiu: “Estamos frente a ameaças existenciais, desde a crise climática até as tecnologias disruptivas, e vivemos isso em um tempo de transição caótica”.

Guterres também citou a guerra na Ucrânia, na presença do presidente Volodymyr Zelensky. Esta é a primeira vez que o líder ucraniano participa da assembleia da ONU presencialmente, desde que o país foi invadido pela Rússia, em fevereiro de 2022.

“A democracia está sob ameaça, o autoritarismo está em marcha, a desigualdade está crescendo”, afirmou.

“Se todos os países cumprissem as suas obrigações nos termos da Carta das Nações Unidas, o direito à paz estaria garantido. Quando os países quebram esses compromissos, criam um mundo de insegurança para todos. Prova A: Invasão da Ucrânia pela Rússia”, seguiu o secretário-geral da ONU.

Segundo o secretári0-geral, para além da Ucrânia, “a guerra tem sérias implicações para todos nós. As ameaças nucleares colocam-nos a todos em risco. Ignorar tratados e convenções globais torna-nos todos menos seguros. E o envenenamento da diplomacia global obstrui o progresso em todos os sentidos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?