metropoles.com

Secretário em GO diz comandar fila de cirurgia: “Parte do jogo”. Áudio

Divonei Oliveira, titular da Saúde de Luziânia (GO), afirma ainda que afastaria responsável por marcação de consulta por ter discordado dele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução: TV Anhanguera
Secretário de Saúde de Luziânia, Goiás, Divonei Oliveira
1 de 1 Secretário de Saúde de Luziânia, Goiás, Divonei Oliveira - Foto: Reprodução: TV Anhanguera

Goiânia – Em áudio, o secretário de Saúde de Luziânia (GO), Divonei Oliveira de Sousa, disse que ele decide a ordem da fila de cirurgias no município, afirmou que “isso faz parte do jogo” e fez retaliação à servidora pública que discordou dele. O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) investiga suposto esquema voltado a beneficiar escolhidos pelo titular da pasta da cidade do Entorno do Distrito Federal.

“Se tem 10 cirurgias de vesícula, eu faço oito e duas eu faço de acordo com o processo. Isso faz parte do jogo”, disse, em um trecho do áudio.

A gravação foi realizada por uma servidora pública, que discorda da maneira como a escolha dos pacientes é feita no município.

Ouça áudio abaixo:

O secretário fez as declarações durante uma reunião com a diretora do Hospital Municipal do Jardim Ingá, Enilda Meireles, e a servidora responsável pela gestão da agenda das cirurgias e consultas. Em certo momento, Divonei afirmou que é ele quem define a fila das cirurgias.

“Não é problema meu”

Durante a conversa, a servidora manifestou descontentamento em relação à postura do secretário, e ele disse que iria afastá-la das funções por ela discordar dele e questionar a forma como ele gerencia a ordem dos procedimentos.

“Você não vai ficar mais na marcação de consulta. Quem define sou eu. Se você não está concordando, isso não é problema meu”, afirmou o secretário, na gravação.

A 6ª Promotoria de Justiça de Luziânia informou que já tem conhecimento dos fatos e que adotará as providências cabíveis.

No município, há casos de pacientes que aguardam por uma cirurgia por mais de três meses, sem previsão de passar pelo procedimento. A população tem ficado cada vez mais indignada com a falta de transparência sobre os critérios do município para definição da fila de cirurgia.

Critério

Em nota à imprensa, a Prefeitura de Luziânia informou que segue rigorosamente o critério de regulação do SUS nos atendimentos do município e que vai instaurar uma sindicância para apurar a existência de alguma irregularidade para, assim, também tomar as providências cabíveis.

A reportagem tentou ouvir diretamente o secretário, o prefeito Diego Sorgatto e a diretora do Hospital Municipal do Jardim Ingá, mas não obteve resposta até o momento em que publicou esta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?