Secretário do MGI é nomeado número 2 no Ministério do Direitos Humanos
Cilair Rodrigues de Abreu ocupava cargo de secretário no MGI e foi nomeado interinamente. Ele ocupará os dois cargos simultaneamente
atualizado
Compartilhar notícia
Cilair Rodrigues de Abreu, secretário de Serviços Compartilhados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi nomeado, nesta segunda-feira (9/9), secretário-executivo interino do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
A nomeação interina foi publicada no Diário Oficial desta segunda, com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra da Gestão, que atualmente ocupa, também interinamente, a chefia da pasta dos Direitos Humanos, Esther Dweck.
Cilair ocupará os cargos de secretário-executivo no MDHC e de secretário de Serviços Compartilhados do MGI ao mesmo tempo, segundo os termos do decreto.
A escolha de Clair Rodrigues ocorre após a nomeação interina da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, para o Ministério dos Diretos Humanos e Cidadania.
O presidente Lula (PT) tomou a decisão após demitir Silvio Almeida na noite de sexta-feira (6/9).
Quem é Cilair Rodrigues de Abreu
O secretário é graduado em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Abreu é doutor e mestre em administração pela Universidade de Brasília (UnB) com especialização em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral.
É analista de Planejamento e Orçamento do Ministério de Planejamento e Orçamento desde 2000. Ele já ocupou os postos de secretário-adjunto de Orçamento Federal da Secretaria de Orçamento Federal e subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério do Desenvolvimento Agrário, dentre outros.
Atuou como Coordenador-Geral de Administração e Coordenador-Geral de Orçamento e Finanças na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) entre os anos de 2016 e 2023.
É autor do livro “Orçamento Público – Instrumento de formulação de políticas públicas de infraestrutura” e participou do Programa Emerging Leaders da Harvard Kennedy School em 2017.