Secretário de Tebet é exonerado às vésperas da entrega do Orçamento
Clayton Luiz Montes atuará como secretário de Orçamento substituto durante a vacância do cargo. Orçamento de 2025 está em elaboração
atualizado
Compartilhar notícia
Foi publicada na edição desta segunda-feira (8/7) do Diário Oficial da União (DOU) a exoneração de Paulo Bijos da Secretaria de Orçamento Federal (SOF). A saída foi comunicada oficialmente como “exoneração a pedido”, quando o próprio servidor solicita demissão.
A exoneração do auxiliar da ministra Simone Tebet foi comunicada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento no sábado (6/7). O órgão informou que o servidor “concluiu seu período no cargo no último dia 26 de junho para priorizar projetos pessoais”.
A exoneração, porém, chamou atenção porque ocorre às vésperas do envio ao Congresso Nacional do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025. O Orçamento do ano seguinte precisa ser apresentado até o dia 31 de agosto.
Bijos é consultor de orçamento da Câmara dos Deputados desde 2016 e retornou ao seu órgão de origem, convocado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
Antes disso, ele foi consultor do Senado Federal, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) e analista do Ministério do Planejamento. Bijos foi cedido pela Câmara ao Executivo e anunciado na equipe de Tebet ainda em janeiro de 2023.
O atual secretário-adjunto da SOF, Clayton Luiz Montes, atuará como SOF substituto durante a vacância do cargo. Analista de Planejamento e Orçamento desde 1998, Montes ocupa o posto de adjunto da SOF desde novembro de 2023.