metropoles.com

Secretário de Segurança dos EUA se reunirá com Lula na próxima semana

Jake Sullivan viaja para Brasília na segunda-feira (5/12) e terá reuniões com equipes de Lula e Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tasos Katopodis/Getty Images
Jake Sullivan Conselheiro de segurança do governo americano de Joe Biden - Metrópoles
1 de 1 Jake Sullivan Conselheiro de segurança do governo americano de Joe Biden - Metrópoles - Foto: Tasos Katopodis/Getty Images

Em comunicado, a Casa Branca informou que o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, terá reuniões com representantes do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governo eleito, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para tratar da transição de governo.

Sullivan vai se reunir com o secretário de Assuntos Estratégicos de Bolsonaro, almirante Flávio Rocha, com presidente eleito Lula e com o senador Jaques Wagner (PT-BA).

“Durante as reuniões, Sullivan discutirá como os Estados Unidos e o Brasil podem continuar trabalhando juntos para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate à mudança climática, salvaguardando a segurança alimentar, promovendo a inclusão e a democracia e gerenciando a migração regional”, diz o comunicado.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Bidenfoi um dos primeiros a parabenizar o petista pela vitória nas eleições presidenciais, em 30 de outubro. Em um primeiro momento, o reconhecimento foi feito por uma nota oficial publicada pela Casa Branca. No dia seguinte, o americano ligou para Lula para parabenizá-lo pela vitória na eleição brasileira, em conversa que durou cerca de 20 minutos.

No início de novembro, Sullivan informou que Biden pretende encontrar Lula pessoalmente para “expressar um compromisso real e motivação para proteger a Amazônia e falar sobre uma variedade de suportes que podemos dar, não apenas técnicos, mas também financeiros”.

Na sexta-feira (2/12), em coletiva de imprensa, Lula afirmou que precisa esperar a cerimônia de diplomação, marcada para 12 de dezembro, para marcar novas agendas internacionais.

“(Eu e Biden) temos muita coisa para conversar, porque os EUA padecem de uma necessidade democrática tanto quanto o Brasil. O estrago que Trump fez na democracia americana é o mesmo estrago que o Bolsonaro fez no Brasil”, afirmou Lula.

O petista disse ainda conversar com o líder americano sobre o papel do Brasil na nova geopolítica mundial e sobre a guerra na Ucrânia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?