Secretário de São Paulo dá soco em mulher no meio da rua: vídeo
Imagens com agressão de 2020 começaram a circular e prefeitura de Taboão da Serra (SP) avalia se gestor será exonerado
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo que circula nas redes sociais esta semana mostra o atual secretário de Segurança Pública de Taboão da Serra (SP), Rodrigo Gentil Falcão, dando um soco em uma mulher durante uma abordagem policial em 2020.
A prefeitura está apurando a situação e avalia se Rodrigo vai continuar no cargo ou não. Na época da agressão, ele era delegado de polícia e estava acompanhado de guardas municipais. A mulher agredida era abordada no contexto dos decretos restritivos da pandemia da Covid-19.
Em nota, a prefeitura informou que está abrindo processo administrativo disciplinar para apurar as condutas dos guardas municipais que estavam na ocorrência. A conduta de Rodrigo deve ser investigada pela Polícia Civil.
“A Prefeitura de Taboão da Serra repudia e não compactua com nenhum tipo de violência contra mulher”, diz trecho da nota.
Guardas dizem que mulher estava bêbada
Em boletim de ocorrência de 12 de agosto de 2020, guardas municipais dizem que a mulher estava bêbada e agrediu a polícia com um tapa e jogando um copo.
Já a mulher justifica que deu o tapa no rosto da autoridade porque ela teria sido agredida verbalmente, com preconceito e gordofobia. No documento, a polícia diz que houve uso moderado da força para levar a mulher até a delegacia.
Corregedoria
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que Rodrigo Gentil Falcão responde a uma sindicância administrativa em andamento pela 11ª Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil (Demacro).
Ainda na nota, a pasta revelou que a corregedoria também vai instaurar um procedimento para investigar denúncias de assédio moral envolvendo o policial civil contra guardas municipais de Taboão da Serra, registradas na última semana. A reportagem entrou em contato com Rodrigo Gentil Falcão e aguarda retorno.