metropoles.com

Secretário de Queiroga demite auxiliar que votou contra kit Covid

Funcionária do Ministério votou a favor de relatório que contraindicava medicamentos sem eficácia comprovada, como cloroquina e ivermectina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ministério da Saúde/Reprodução
Hélio Angotti Neto Ministério da Saúde
1 de 1 Hélio Angotti Neto Ministério da Saúde - Foto: Ministério da Saúde/Reprodução

O plenário da Comissão de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec), ligada ao Ministério da Saúde, aprovou em dezembro protocolo ambulatorial que indica, entre outros, a ineficiência do chamado kit Covid. No mesmo mês, o secretário responsável pela incorporação do relatório demitiu uma funcionária que teve voto decisivo na decisão.

Helio Angotti Netto (foto em destaque) comanda a Secretaria de Ciência e Tecnologia do ministério. De acordo com a CBN, Angotti solicitou a exoneração de Vania Canuto ao ministro Marcelo Queiroga em 29 de dezembro. A auxiliar dirigia o Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovações em Saúde.

Durante a votação do relatório encomendado pela Saúde, intitulado de Diretrizes Brasileiras para Tratamento Medicamentoso Ambulatorial do Paciente com Covid-19, o placar foi apertado: 7 x 6. Vania teria divergido dos votos da pasta e, dessa forma, fez a diferença.

Procurada pelo Metrópoles, a servidora afirmou que está em férias e retorna ao trabalho na próxima segunda-feira (10/1). Vania disse não ter sido informada sobre sua exoneração do Ministério da Saúde.

Com a aprovação do relatório, que não recomenda o uso de medicamentos como cloroquina e ivermectina para tratamento da Covid, cabe a Helio Angotti aprová-lo ou não. Caso o material seja aprovado, será incorporado como orientação para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário elabora parecer com mais de 100 páginas para rejeitar o relatório da Conitec.

Tramitação polêmica

A votação sobre o documento causou polêmicas nas reuniões da comissão. Em vídeo publicado na página da Conitec, é possível ver que a deliberação terminou empatada, após uma série de divergências.

Cinco dos sete secretários do Ministério da Saúde votaram contra o documento que condena o uso do chamado kit Covid. Além disso, um representante do Conselho Federal de Medicina (CFM) também foi contrário ao protocolo.

Antes da votação, a Conitec chegou a ficar sob a mira da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, no Senado Federal, após suspeitas de interferência do Palácio do Planalto na votação do relatório.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?