metropoles.com

Secretário de Haddad: sob controle, inflação preocupa em alguns itens

Secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse que a inflação no país está “sob controle”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida de Dario Carnevalli Durigan, secretário executivo do Ministério da Fazenda - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Dario Carnevalli Durigan, secretário executivo do Ministério da Fazenda - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta terça-feira (10/12) que há subitens da alta de preços que preocupam, mas considerou que a inflação no país está “sob controle”.

“Inflação veio abaixo das expectativas de mercado, o que não é… Não estou nos valorizando para comemorar, porque o preço de alimentos está vindo com uma inflação um pouco maior, com passagem aérea um pouco menor do que o esperado. Então, a inflação geral está abaixo do que o mercado esperado”, disse o braço direito do ministro Fernando Haddad em reunião-almoço da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE). O encontro é destinado a debater as propostas de redução de gastos no Congresso.

Segundo ele, o Brasil está “com uma inflação sob controle, mas com alguns subitens nos preocupam”. “Estou sendo bem franco, hein? Sinceramente. O PIB do terceiro trimestre trouxe dois dados que são muito importantes, que é o aumento da formação bruta de capital fixo e mais investimento no país”, completou.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, mostrou que os preços subiram 0,39% em novembro — o que representa recuo de 0,17 ponto percentual (p.p.) em comparação a outubro (0,56%).

Com isso, o Brasil tem inflação acumulada de 4,87% nos últimos 12 meses — 0,37 ponto percentual acima do teto da meta para 2024. No ano, o IPCA acumulado é de 4,29%. O percentual está acima do teto da meta para 2024, de 4,5%.

A alta dos preços das carnes (8,02%) contribuiu no crescimento do índice. Os dados sobre a inflação saíram nesta terça, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Proposta alternativa

Além dos parlamentares ligados ao setor de serviços, estão presentes os deputados federais Julio Lopes (PP-RJ), Pedro Paulo (PSD-RJ) e Kim Kataguiri (União-SP), autores de uma proposta alternativa. O texto desses deputados foi elaborado por consultores legislativos da Câmara, entre eles Paulo Bijos, ex-secretário de Orçamento da ministra Simone Tebet.

O deputado Julio Lopes disse que essa PEC alternativa seria o “sonho dourado” do Dario e do Haddad. Já o deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, disse que o pacote do governo veio “aquém do necessário”.

Durigan disse que a proposta alternativa é bem-vinda, porque ajuda no debate, mas frisou que foi a equipe econômica quem pautou o debate da revisão de gastos.

“Foi a gente que pautou o tema. Para além da resposta do mercado, a nossa avaliação é uma avaliação autônoma e plena da equipe econômica de que a gente precisava fazer uma revisão de gastos”, disse Durigan.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?