metropoles.com

Secretário de Haddad: “Pibão” reflete confiança na condução do país

Secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan comemorou PIB do 2º trimestre, que subiu 1,4%, bem acima da expectativa do mercado

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida de Dario Carnevalli Durigan, secretário executivo do Ministério da Fazenda - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Dario Carnevalli Durigan, secretário executivo do Ministério da Fazenda - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse, nesta terça-feira (3/9), que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo semestre de 2024 (abril a junho) reflete a confiança na condução do país. A economia brasileira cresceu 1,4% no trimestre, acima da expectativa do mercado, que previa alta de 0,9%.

“É importante a gente considerar que esse resultado não vem de um vácuo, de um vazio. Nós estamos construindo agenda de melhoria do ambiente de negócios, uma agenda de consolidação fiscal. (…) O resultado que a gente vê hoje é um sinal é de que a economia está confiando na condução do país e que a gente está indo em um bom caminho”, disse Durigan à CNN.

Ele destacou que a economia brasileira não tem sido dependente de um único setor e afirmou que há estabilidade do crescimento para o futuro. “As nossas políticas e a credibilidade que a gente tem imposto e querido dar para todas as ações do governo nos estão trazendo esses bons números”, afirmou.

Em seguida, adicionou que o país vem apresentando um crescimento sustentado, próximo de 3%. Em 2023, primeiro ano do atual governo Lula, o PIB cresceu 2,9%, puxado por bonança recorde do agronegócio.

Mais cedo, o ministro Fernando Haddad comemorou o resultado e adiantou que sua equipe deverá reestimar para cima o PIB para este ano. Dessa forma, com os dados, ele avalia que o índice previsto pela Fazenda pode chegar a 2,8% em 2024. Vale lembrar que a área econômica revisa as projeções periodicamente.

“Nós vamos provavelmente reestimar o PIB para o ano, que deve, pela força com que ele vem se desenvolvendo, superar em 2,7%, 2,8% . Há instituições que já estão projetando um PIB superior a 3%”, afirmou o ministro a jornalistas no Ministério da Fazenda.

Reforma tributária

Durigan ainda afirmou que “o ideal” é que os dois projetos de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo sejam apreciados na Câmara e no Senado ainda em 2024. No entanto, ele ponderou que se acabar ficando para 2025, também não haverá prejuízo maior. “Não seria melhor cenário, mas a gente está pronto para trabalhar também nessa situação”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?